No momento atual, as empresas estão deixando de ter os tradicionais chefes de setores para ter líderes de equipes. A liderança é algo que transcende o autoritarismo e a severidade que víamos antigamente, pois ela se dá através do reconhecimento de talentos, compartilhamento de informações e pelo trabalho em conjunto.
O papel do líder é fazer com que todos estejam motivados e a par com os objetivos da empresa, por isso é essencial que ele possua algumas características para estimular o desenvolvimento das suas equipes, realizando, portanto, a função de líder.
Além disso, se você quer ser ou contratar alguém para assumir uma posição de liderança na companhia, é preciso entender quais são as responsabilidades destinadas a esse cargo e o que é necessário para realizá-las.
Características de um líder
Geralmente, o líder é uma pessoa proativa, que sabe se comunicar e lidar bem com todas as pessoas, mesmo as de personalidades fortes, conquistando com facilidade o respeito de seus colaboradores.
Outro fator importante é que quem está na liderança precisa reconhecer os limites pessoais de sua equipe, sabendo quando delegar tarefas específicas, quando dar intervalos estratégicos e quando motivar e sugerir ideias para melhorar as habilidades de cada um.
Dentre muitas outras características, podemos citar como o principal papel do líder apresentar-se como um exemplo a ser seguido, isto é, tudo que prega e coloca como objetivo, ele próprio deve seguir.
Assim, os funcionários podem observar a maneira como este trabalha e podem, deste modo, seguir seu exemplo.
Responsabilidades de um líder de equipe
Acima de tudo, o líder é aquela pessoa que assume responsabilidades. Dentro da empresa, ele vai ajudar na coordenação e delegação de tarefas e atividades, por exemplo.
Mas há muitas outras responsabilidades essenciais para exercer essa função e nós listamos as cinco principais para você.
1. Estar sempre atualizado
Como a tecnologia é algo que evolui constantemente e com muita velocidade, é importante estar sempre pesquisando para se manter atualizado sobre as novas soluções no mercado.
Isto porque, muitas vezes, podem surgir ferramentas que serão benéficas à liderança e à equipe.
Quer um exemplo? As redes sociais corporativas e as plataformas de gestão de pessoas voltadas para o setor de Recursos Humanos.
2. Usar estratégias de comunicação
A comunicação condiz não apenas com a incumbência de tarefas aos funcionários, mas também de fazer com que todos estejam engajados e motivados a dar o seu melhor durante a realização de tais atividades.
Ser claro, gentil e direto na comunicação é meio caminho andado para garantir um aumento na produtividade diária da empresa.
Esse tipo de linguagem costuma esclarecer e simplificar as tarefas a serem feitas e, mais do que isso, também permite com que o colaborador se sinta mais confortável para tirar eventuais dúvidas, caso surjam.
A comunicação dentro da organização pode se dar de algumas maneiras, tais como:
- escrita,
- online; ou
- verbal, pessoalmente.
O gestor pode, então, escolher a que considera mais eficiente para sua equipe e começar a praticar agora mesmo!
3. Ser atuante e ter objetivos claros
Ao invés de apenas fazer o papel de gerenciar as atividades, ser exemplo, como já citamos, significa que o próprio gestor irá “colocar a mão na massa”, mostrando como realizar os objetivos definidos aos colaboradores de forma clara.
Estes objetivos devem sempre ser bastante claros e práticos, a fim de que sejam, igualmente, atingíveis.
Então, o líder precisa definir qual é a entrega prioritária do dia, da semana, do mês ou do semestre, de acordo com o que for estipulado pela empresa e convocar sua equipe a, juntos, baterem as metas.
4. Ter indicadores de performance e oferecer feedbacks
Os indicadores de desempenho são elementos chave para melhorar a performance da equipe e funcionam através das metas determinadas pela companhia.
Os indicadores ajudam os líderes a desempenharem melhor seu papel, através da medição de fatores como, por exemplo:
- horas usadas para realizar a tarefa;
- se ela foi completada;
- quantas pessoas precisaram trabalhar nela; e
- qual o resultado final alcançado.
Claro que, dependendo da meta, os indicadores podem variar e mesmo cada empresa e, até cada equipe setorial, podem precisar de indicadores específicos para suas áreas. Então, o gestor pode escolher quais se encaixam melhor no que deseja analisar.
Além disso, os indicadores precisam ser usados para dar feedbacks aos funcionários, pois de nada adianta o líder saber quem está produzindo mais e quem está com dificuldades, se não agir.
Então, sempre que tiver os resultados dos indicadores, é necessário passá-los aos colaboradores. Em adição, isto deve ser feito de maneira cordial e respeitosa, de maneira que a pessoa entenda onde melhorar sem se sentir ofendida.
5. Garantir a produtividade
Ao cumprir com todas as suas responsabilidades, a produtividade da empresa vem praticamente como um brinde. Porém, o líder precisa continuar prestando atenção aos detalhes e realmente garanti-la.
Para isso, é preciso juntar todas as suas responsabilidades, como criar um bom ambiente de trabalho e praticar a comunicação eficiente. Além disso, é possível considerar adquirir um sistema de gestão.
Esse tipo de software controla todas as tarefas e atividades que cada colaborador está fazendo, já fez ou irá fazer, de maneira tal que o líder consegue acompanhar todo o processo necessário para garantir que tudo esteja dentro dos conformes, ajudando, inclusive, a lidar com outras responsabilidades, tal qual para fornecer feedbacks.
É impossível falar de responsabilidades do líder por etapas, pois de uma única decorrem muitas outras. Por isso, muitas pessoas falam que é um dom, pois é preciso liderar todos esses gerenciamentos.
Contudo, consideramos que cada uma dessas responsabilidades possa ser treinada e desenvolvida, basta a pessoa ter vontade. E você, tem alguma outra responsabilidade que considera essencial?
Deixe seu comentário