Para cuidar da saúde mental dos colaboradores, ouça o que eles têm a dizer e implemente ações que os ajudem a se sentirem acolhidos, reconhecidos e que tragam mais flexibilidade para a vida pessoal e profissional deles.
Segundo um estudo feito pela Vittude, plataforma de psicologia online, em 2023, 33% dos colaboradores de empresas brasileiras apresentaram algum tipo de transtorno mental severo ou extremamente grave, o que impactou diretamente em suas rotinas.
Confira, agora, tudo o que você precisa saber para proporcionar um ambiente laboral leve e acolhedor e fugir das estatísticas!
O que é ter saúde mental no trabalho?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é o estado de bem-estar de um indivíduo para usar suas próprias habilidades, se recuperar do estresse rotineiro e ser produtivo, algo que está diretamente ligado ao trabalho.
Esse conceito vai além de não ter doenças psicológicas e envolve a garantia de que os funcionários se sintam confortáveis por estarem no ambiente de trabalho em que estão e de que possam contar com as lideranças na hora que precisarem de alguma ajuda.
Por muito tempo, o tópico “saúde mental” era esquecido pela maioria das empresas, mas, com o aumento da repercussão do assunto e da sua repercussão nas redes sociais, a discussão sobre ele passou a ser super importante no âmbito corporativo, já que as pessoas costumam passar a maior parte do dia trabalhando.
Qual é a importância da saúde mental do colaborador?
A importância da saúde mental do colaborador está diretamente relacionada ao impacto do estresse no desempenho profissional, que pode resultar em diversos problemas não só para o próprio funcionário como para a sua empresa, a exemplo de:
- aumento do índice de turnover;
- baixo rendimento;
- qualidade comprometida das entregas; e
- diminuição do comprometimento.
Todos esses fatores acabam por impactar diretamente no contentamento dos clientes com seu negócio e no interesse das pessoas em quererem trabalhar com você, o que talvez leve até a uma escassez de mão de obra qualificada e, principalmente, a uma queda nas vendas.
Uma vez sabendo de todos os detalhes, preocupe-se com os possíveis sinais que os colaboradores estão dando sobre si mesmos.
Como identificar sinais de estresse dos colaboradores?
Mudanças no comportamento e no desempenho profissional, problemas de sono, saúde física debilitada, desmotivação e expressões faciais e corporais abatidas são os principais sinais de estresse que os colaboradores de qualquer empresa podem apresentar.
E conhecer bem seus funcionários é a melhor forma de saber se eles estão “diferentes”.
Caso seu time seja muito grande, o ideal vai ser descobrir como está a saúde mental de cada um de forma ampla, seguindo as dicas do próximo tópico.
Como saber como está a saúde mental dos seus colaboradores?
A melhor forma de saber como está a saúde mental dos colaboradores é fazendo uma pesquisa anônima com todos para que eles mesmos possam dizer como estão se sentindo.
Ao não se identificarem, as pessoas se sentirão mais à vontade para trazer suas dores e preocupações de forma sincera e, com o resultado em mãos, você será capaz de promover ações de saúde mental no trabalho e até ir além se precisar, oferecendo ajuda individualmente.
Que tal se antecipar e prevenir o problema antes que ele chegue até a sua organização? Anote as dicas abaixo!
7 estratégias de bem-estar para colaboradores se sentirem melhor no ambiente de trabalho
Conscientizar a sua equipe sobre a importância de cuidar do bem-estar com palestras ou workshops, oferecer benefícios abrangentes, fomentar um ambiente de trabalho positivo, treinar as lideranças, incentivar o autocuidado, ouvir os feedbacks e ter políticas internas claras são as melhores formas de promover a saúde mental no trabalho.
Descubra, adiante, como trabalhar melhor essas iniciativas.
1. Promova a conscientização sobre o tema
Muitas pessoas podem ter algum problema de saúde mental e nem sequer sabem disso, então, iniciativas de empresas para melhorar a questão são importantíssimas! Promova ações que tragam conscientização sobre o tema para que os funcionários olhem para si e para os colegas de trabalho com mais empatia.
E-mails informativos, palestras com especialistas da área ou até mesmo uma roda de conversa sobre um filme que aborda o assunto podem ser boas práticas.
2. Ofereça benefícios abrangentes
Um programa de saúde e bem-estar é a melhor forma de incentivar que os colaboradores cuidem de si mesmos. Você pode oferecer benefícios como parceria com academias, assistência psicológica ou nutricionista e massoterapeuta disponíveis no ambiente de trabalho toda semana, a cada quinze dias ou uma vez por mês.
Além disso, “day off” de aniversário, folgas remuneradas e jornadas de trabalho flexíveis também ajudarão os colaboradores a equilibrar a vida pessoal e profissional, colaborando para a manutenção da saúde mental.
3. Fomente um ambiente de trabalho positivo
Uma cultura organizacional forte e que respeite a saúde mental dos funcionários fará com que eles sigam as diretrizes da empresa e com que você encontre as pessoas certas para trabalharem nela. Em paralelo, vai servir como estratégia para todo mundo se sentir feliz e satisfeito.
Também vale pensar no espaço físico: opte por cores mais vivas na decoração, certifique-se de que os ambientes sejam bem iluminados e ofereça equipamentos bons e confortáveis ao seu time, como cadeiras ergonômicas, computadores em bom estado para que cada um cumpra com as suas funções, um cafézinho de cortesia etc.
4. Treine as lideranças
Os líderes devem ser os principais responsáveis por identificar possíveis problemas com os colaboradores e ajudá-los a resolvê-los. Que tal começar incentivando sua equipe de forma geral e mantendo um canal de comunicação 100% aberto entre eles e todos os seus liderados?
Empatia em primeiro lugar, para que as pessoas se sintam seguras e sejam cada vez mais capazes de procurar suporte!
5. Incentive o autocuidado
Você já deve ter ouvido que “fazer é melhor do que falar”, né? Por isso, incentive o autocuidado na sua empresa promovendo sessões de ginástica ou yoga laboral ou criando grupos de prática de atividades físicas, como corrida, musculação e até mesmo sugerindo uma pedalada depois do expediente. Ao contrário do que muita gente pensa, a saúde mental e do corpo têm tudo a ver!
Outra ideia é promover reuniões de conversas entre os próprios colaboradores ou com especialistas.
Depois de fazer, aí sim comece a falar: faça comunicados recorrentes para relembrar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde de forma holística, olhando tanto para o físico quanto para o mental, para ter mais qualidade de vida.
6. Ouça os feedbacks
Uma ou outra ação podem não ser do agrado da maioria das pessoas, então, ouvir o que elas têm a dizer sobre o modo como a empresa está cuidando dos colaboradores é essencial para melhorar cada vez mais esse processo de atenção ao bem-estar.
Você pode fazer isso por meio de uma pesquisa online, falando diretamente com cada funcionário ou pedindo que todos os líderes questionem suas equipes e mandem para você um relatório com as principais queixas.
Depois, planeje ajustes aqui e ali colocando-se no lugar dos times e lembrando de que todos são seres humanos – além de serem o bem mais valioso de um empreendimento.
7. Tenha políticas de prevenção claras
O regulamento da sua empresa precisa ser claro e transparente em relação às políticas internas e, inclusive, àquelas que tenham a ver com a prevenção de problemas de saúde mental.
Um ótimo exemplo é a implementação de um canal de denúncias anônimas, assim, qualquer pessoa do time que se sentir desconfortável ou infeliz com alguma situação ou durante a tratativa com outro colega pode reportar o acontecimento sem receios.
Pronto! Com esse checklist de dicas em mãos, só falta colocá-las em prática na sua empresa para afastar o problema por aí. Até a próxima!
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