Soft Skills vs. Hard Skills: diferenças com exemplos

Soft skills e hard skills são habilidades e técnicas que um profissional tem ou desenvolve ao longo da vida. Entenda as diferenças entre elas!

Imagem de dois colegas de trabalho conversando sentados em uma mesa.

As hard skills e soft skills são, respectivamente, as habilidades técnicas e interpessoais das pessoas, observadas e desenvolvidas principalmente dentro do mercado de trabalho. O time de RH que opta por acompanhar ambas consegue identificar as competências de cada colaborador de forma mais assertiva.

E conhecer o conceito pode impactar até na hora da contratação!

Por muito tempo, os recrutadores utilizaram as hard skills como habilidades norteadoras para a avaliação do potencial de um funcionário, porém, nos últimos anos, as soft skills têm tomado cada vez mais relevância quando o assunto é entender o nível de qualificação e os diferenciais de um profissional.

Elas provam que, além de focar nas competências técnicas, é necessário para a empresa entender como as habilidades interpessoais interferem no cotidiano da corporação como um todo. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que são soft skills e hard skills?

Vinda do inglês, a palavra “skills” significa “habilidades”, dessa forma, as traduções literais de hard skills e soft skills seriam “habilidades fortes” e “habilidades suaves”. No português, costumamos considerar a primeira um conjunto de competências técnicas, e a segunda um conjunto de competências emocionais, sociais e similares.

Aqui, você vai entender tudo sobre a diferença entre cada uma!

Hard skills e soft skills: qual a diferença?

É possível dizer que as hard skills geralmente são comprovadas com diplomas e certificados, por exemplo, enquanto as soft skills somente podem ser avaliadas e identificadas através da convivência com um profissional, mas essa explicação representa um resumo breve da distinção dos dois tipos de habilidades.

Hard skills

Estas são as habilidades técnicas e específicas de alguém, e podem ser aprendidas e aprimoradas ao longo da carreira. Durante anos, elas foram a principal fonte de análise de gestores e líderes de Recursos Humanos na busca por profissionais competentes.

As hard skills são facilmente mensuráveis através de resultados e identificáveis através de diplomas e similares, podendo ser desenvolvidas em cursos, graduações, treinamentos, seminários, dentre outros.

São elas que estão descritas num currículo, por exemplo, ou que você consegue garantir através de um certificado, como o de proficiência em inglês ou outra língua.

Soft skills

Ao contrário das hard skills, as soft skills não são facilmente mensuráveis ou identificáveis, e podem ser consideradas todas as habilidades sociocomportamentais de uma pessoa, ou seja, tudo aquilo que tem ligação com a forma que essa pessoa interage com o mundo e com os outros.

Elas refletem a inteligência emocional, a capacidade de comunicação, traços de personalidade etc., e não há diploma ou certificado que comprove sua existência: é mais fácil observá-las em dinâmicas de grupos e na gestão das próprias emoções.

Sua importância vem crescendo por conta das mudanças no mercado de trabalho e pela valorização das relações cada vez mais humanizadas em espaços corporativos.

Imagem esquemática exclusiva da Coalize mostrando as diferenças entre soft skills e hard skills.

O quadro abaixo traz três comparativos básicos entre soft e hard skills. Confira!

Como distinguir hard e soft skills?

Tangibilidade, aprendizagem e relevância são os principais fatores a considerar se você quiser entender o que está analisando em um colaborador, de fato: hard skills ou soft skills.

Entenda!

Hard skills vs. soft skills
Análise Hard skills Soft skills Exemplos
Tangibilidade Podem ser mapeadas e comprovadas, além de ensinadas através de instruções diretas De certa forma, podem ser vistas como intangíveis, impossíveis de tocar, afinal, têm ligação com o comportamento Se você fala inglês, sua habilidade fica evidente no cotidiano, e pode ser comprovada com um diploma, mas não é tão simples mensurar a sua capacidade de fazer gestão de conflitos no idioma ou mesmo como um todo, exceto quando se torna necessário agir
Aprendizagem Hard skills podem ser aprendidas ou desenvolvidas através de cursos e estudos práticos Soft skills, na maioria das vezes, são aperfeiçoadas ou obtidas por meio de experiências Um curso de inglês promete que você saia falando o idioma em 18 meses, mas não tem nenhuma instituição que dê aulas de relacionamentos que garantem sucesso dentro de “X” tempo
Relevância Hard skills podem ser aprendidas ou desenvolvidas através de cursos e estudos práticos Soft skills precisam existir e ser trabalhadas em qualquer profissão, setor ou ramo de atuação, principalmente as que envolvem contato com outras pessoas Um programador precisa conhecer linguagens de programação específicas porque elas são essenciais para a execução do seu trabalho, mas, se ele também dá palestras sobre o setor de TI da empresa, precisa desenvolver a soft skill da comunicação
 

Justamente no último quesito está o “pulo do gato”: o profissional do século XXI, bem como qualquer contratação, não pode se basear apenas em conhecimentos técnicos, e é fundamental considerar todas as exigências do mercado, priorizando, por exemplo, a humanização.

Veja mais referências!

Lista de exemplos de hard skills

Para além das situações trazidas no quadro anterior, aqui estão outras exemplificações:

  • graduação, pós-graduação, mestrados ou doutorados;
  • certificações de cursos técnicos;
  • domínio comprovado em linguagem de programação ou similar;
  • habilidades com softwares e outros sistemas digitais;
  • conhecimento de áreas específicas, como marketing digital, vendas, análise de dados etc.; e
  • competência no manuseio de ferramentas, como o Excel.

E todas as outras habilidades que forem facilmente identificáveis em um profissional.

Lista de exemplos de soft skills

Agora, dá uma olhada no quanto estes exemplos de soft skills deixam evidentes as diferenças em relação às habilidades mais técnicas!

  • Gerenciamento de equipe
  • Comunicação interpessoal clara e efetiva
  • Liderança efetiva e inspiradora
  • Trabalho em equipe
  • Capacidade de resolução de conflitos
  • Capacidade de trabalhar sob pressão
  • Inteligência emocional desenvolvida
  • Tratamento empático
  • Resiliência

“Então, as soft skills são muito mais importantes do que as outras?”. Talvez você esteja se perguntando…

Uma categoria não anula a outra, apesar de as habilidades socioemocionais serem estritamente necessárias e comumente priorizadas nos dias de hoje quando o assunto é a contratação ou a permanência de um profissional numa empresa.

Destaque para o pensamento analítico e a criatividade, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Qual a importância das hard skills e das soft skills?

Dominar tanto as hard skills quanto as soft skills é o diferencial de um profissional qualificado, e a ideia é desenvolver cada vez mais as habilidades que você já tem fortalecidas enquanto trabalha para obter aquelas que ainda não pertencem ao seu leque de competências.

As hard skills vão facilitar o seu trabalho, tornando-se necessárias para você realizar suas tarefas com excelência. As soft skills, por outro lado, garantirão relações saudáveis com outros profissionais ao seu redor.

Sem contar que, quando avaliadas com carinho por quem contrata, levam à construção de uma cultura organizacional muito mais forte do que a de outras corporações – que ainda priorizam mais outros aspectos de um colaborador!

Fique sabendo: também segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2027, mais de 40% das habilidades essenciais de trabalhadores ao redor de todo o planeta serão alteradas. Dessa forma, a dica é investir em treinamento e desenvolvimento e se preparar para enfrentar mudanças.

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