Como demitir um funcionário seja por justa causa ou não e o que dizer neste momento? Para começar, escolha o ambiente adequado, explique as razões de maneira clara e sem rodeios, use um tom de voz amigável e busque você também entender os motivos que levam à rescisão para ter propriedade durante todo o papo.
Fazer uma demissão é quase sempre uma situação delicada porque envolve não somente a vida profissional, mas também a vida pessoal do trabalhador e, entre outras coisas, “mexe” com a sua renda, certo?
Em tempos de discussões no mundo corporativo sobre liderança humanizada, o ato deve ser ainda melhor planejado e pensado para não ferir e constranger o outro lado e evitar tanto problemas emocionais e psicológicos quanto um embate jurídico.
Não arrisque! Neste artigo, veja como conduzir todo o processo desde a decisão da demissão até o momento da rescisão contratual. Aproveite e copie um modelo de texto já pronto que foi trazido como exemplo para você.
Como dispensar um funcionário?
O principal passo para dispensar um funcionário é saber justificar o desligamento com base na lei trabalhista. Além disso, mesmo que você tenha conhecimento sobre a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), recomenda-se consultar o departamento jurídico para confirmar a legitimidade de demissão – com ou sem justa causa.
Isso evitará possíveis processos trabalhistas em razão de incoerências.
Entender o motivo pelo qual você estará desligando um colaborador ajudará na apresentação da justificativa adequada para ele também.
Como justificar um desligamento?
A demissão por justa causa pode acontecer devido a faltas consecutivas que representam abandono de emprego, apresentação de atestado médico falsificado etc., e a demissão sem justa causa pode ser justificada por simples cortes de verba, por exemplo.
Quando a demissão acontece por justa causa
São justificativas possíveis para a demissão por justa causa todas as apresentadas a seguir.
- Furto ou roubo de bens da companhia.
- Fraude de documentos e outras condutas de improbidade.
- Comportamentos ofensivos e agressões.
- Insubordinação e/ou falta de respeito com colegas de trabalho.
- Práticas não autorizadas que prejudiquem os interesses da empresa, como revenda de produtos.
- Omissão na realização das funções.
- Condenação criminal associada com a atividade de trabalho na empresa.
- Violação de segredos da companhia.
- Uso de drogas e bebidas alcoólicas de forma habitual ou em serviço.
Antes de demitir, lembre-se de fazer uma avaliação do contexto social e profissional no qual o trabalhador está inserido e saiba que a demissão só é válida quando a justificativa é comprovada.
Quando não há justa causa
As demissões sem justa causa não precisam ser justificadas ou comprovadas, mas algumas razões para o desligamento que podem ser apresentadas ao colaborador estão listadas a seguir.
- Corte de custos.
- Diminuição de quadro de funcionários, seja por motivos econômicos ou por readequação da estrutura organizacional e de atividades da empresa.
- Desempenho insatisfatório.
- Ausências recorrentes que não configuram abandono de emprego, mas comprometem a produtividade.
- Desconexão no relacionamento com os gestores ou colegas do time, afetando interatividade, clima organizacional e performance.
- Falta de adequação à cultura ou política interna da empresa.
Argumentos válidos inclusive para quem estiver em teste, viu?
Como dispensar um funcionário em teste?
A dispensa de funcionários em teste ou em treinamento precisa ser cautelosa no sentido de evitar qualquer constrangimento, afinal, a pessoa mal chegou à empresa e já vai sair dela!
- Apresente o motivo do corte.
- Dê seus feedbacks, deixando claro que você sabe que essas impressões e opiniões foram reunidas em pouco tempo.
- Vá direto ao ponto.
- Não deixe de falar das qualidades do trabalhador.
- Se tiver experiência e conhecimento e achar cabível, sugira outras áreas de atuação nas quais ele possa se arriscar e dê algumas dicas para o próximo trabalho. – Isso, se o funcionário estiver aberto a recebê-las também.
- Coloque-se à disposição e mostre que as portas da empresa ficarão abertas para oportunidades futuras e mais adequadas.
A fase de teste de uma pessoa CLT abrange o tempo de 30 dias, que é conhecido como período de experiência ou contrato de experiência. Quando ele acaba, tanto a empresa quanto o colaborador podem decidir por prorrogá-la por mais 60 dias até que o ciclo complete três meses e exista a possibilidade de uma contratação fixa.
De qualquer forma, na hora de demitir alguém, é preciso arcar com todos os direitos do funcionário para que não haja nenhum tipo de complicação trabalhista. Aliás, na hora da demissão, fale sobre eles: use as dicas deste artigo para conduzir qualquer tipo de corte, mesmo de quem já está há anos trabalhando com você.
Como conduzir uma demissão?
A demissão começa bem antes do envio de aviso de desligamento da empresa ao colaborador. Para conduzi-la adequadamente, é preciso se preparar bem e estar munido(a) de todos os dados e informações necessários para justificar o corte, como avaliações de performance ou comprovação de faltas.
Além disso:
- agende uma reunião no dia e horário mais adequados para todos os envolvidos;
- faça a reunião em um local adequado e que garanta privacidade;
- mantenha a confidencialidade do corte e não compartilhe, sem que haja a necessidade, a informação de demissão do funcionário;
- evite críticas;
- aborde os motivos do desligamento de forma transparente, objetiva e respeitosa;
- siga à risca a política de entrada e saída de funcionários da empresa e também as orientações relacionadas aos regulamentos e políticas da empresa; e
- exponha, de forma clara, os processos seguintes, como funcionará o pagamento de direitos e outros procedimentos para que a relação seja encerrada corretamente.
Prepare um bom discurso também! Sem enrolações, mas que demonstre preocupação genuína com o bem-estar do colaborador no momento – geralmente difícil – do desligamento.
Segue o fio para ter ajuda com algumas ideias.
O que dizer na hora de demitir um funcionário?
O simples cumprimento amigável e habitual – “bom dia, tudo bem?” – é a primeira coisa a ser dita quando a ideia é dispensar um funcionário educadamente. A introdução ajuda a evitar entrar de forma abrupta no assunto, mas também poupa os dois daquela informalidade em excesso.
Depois dela…
- Diga, sem rodeios, que o motivo da conversa é sobre a decisão da empresa de rescindir o contrato.
- Destaque pontos positivos da atuação da pessoa demitida e, depois, fale claramente as razões da dispensa.
- Cuidado para não aparentar indiferença ou fazer qualquer tipo de comparação.
- Pergunte se o colaborador tem alguma coisa a dizer para você também. Diga que receber o feedback dela é igualmente importante!
- Trate das etapas práticas do desligamento e questione se ficou alguma dúvida.
- Caso o colaborador queira detalhes sobre os motivos da dispensa, dê exemplos de atos que prejudicaram a sua performance nas atividades, bem como de ações que abalaram a relação entre ele e a equipe ou superiores.
- Encerre a conversa dizendo que a empresa continua à disposição. Preocupe-se com a demissão humanizada acima de tudo.
Agora, falando nisso, anote algumas sugestões de frases.
O que falar para demitir um funcionário de forma humanizada?
Diga há quanto tempo você tem observado o comportamento dessa pessoa e mencione suas metas.
Já faz uns quatro ou cinco meses que estou monitorando seu desenvolvimento na empresa e tenho percebido que em nenhum momento você atingiu as metas propostas. |
Lembre de feedbacks dados anteriormente – aliás, sem eles, nada justifica a demissão!
Você se lembra das vezes que conversamos sobre isso e compreendemos suas justificativas? Voltamos a analisar os resultados após as conversas e, ainda assim, eles não melhoraram. |
Mencione o impacto negativo para a empresa.
Tudo isso tem sido negativo para o time e para a empresa porque nós estamos em busca de [abordar algum objetivo específico para aquele mês, semestre ou ano para o qual o colaborador deveria contribuir, mas não contribuiu]. |
Reforce que foi bom ter a pessoa no time e destaque suas características profissionais.
De qualquer forma, só tenho a agradecer pelo seu envolvimento e gostaria de reforçar o quanto o seu profissionalismo está no mais alto nível. |
Deixe claro que, no futuro, você pode ajudar com cartas de recomendação ou diálogos com novos possíveis empregadores.
Se precisar de qualquer coisa ou se quiser me colocar em contato com alguma outra empresa interessada em lhe contratar, fique à vontade para me escrever. Você tem meu e-mail! |
Se o corte não tiver a ver com rendimento, mas com uma decisão interna, destaque essa decisão e agradeça imensamente por todos os serviços prestados.
Em decorrência de [apresente o motivo], a empresa decidiu cortar alguns funcionários e, infelizmente, um deles é você. Gostaria que você soubesse que o seu tempo de trabalho conosco foi valioso para a equipe e para os resultados. Os seus direitos são [apresente os direitos] e peço para que, de agora em diante, você trate deles com o RH. |
Tudo certo até aqui?
O que não falar na hora de demitir um funcionário?
A resposta para essa pergunta é: nada que venha à cabeça imediatamente e que não seja pensado antes! Frases do tipo “você não trabalha direito” ou “você sabe o motivo” podem ser eliminadas do vocabulário, assim como aquelas tentativas falhas de fazer o colaborador “ver o lado bom” da demissão.
Não prometa nada que você não possa cumprir e nunca – nunquinha! – realize o comunicado do corte por e-mail.
Posso fazer desligamento de um colaborador por e-mail?
O melhor é evitar qualquer outro tipo de comunicado de demissão que não seja feito pessoalmente. E-mails, mensagens de WhatsApp ou qualquer outro meio online não são recomendados em nenhuma situação. Se for realmente necessário falar à distância com a pessoa, por razões de localidade, opte por uma videoconferência.
Pratique a empatia, que é o exercício de se colocar no lugar do outro e tentar entender as suas emoções e percepções, e ofereça espaço para que quem estiver sendo demitido expresse seus sentimentos e tente deixar de lado qualquer tom agressivo e frio.
A sensibilidade deve ser o foco numa liderança humanizada – responsável, justamente, pela demissão nos mesmos moldes.
Ainda em dúvida? Que tal um roteiro do que dizer do início ao fim da conversa? Copie e cole em algum bloco de notas antes de ir!
Texto pronto para demitir um funcionário
Olá, (nome do colaborador)! Tudo bem? Em primeiro lugar, quero agradecer pelo seu empenho e sua escolha de fazer parte da nossa empresa, porém, hoje, a decisão da companhia é de interromper o contrato de trabalho com você. As razões que levaram à decisão foram (explique os motivos de forma clara, objetiva e honesta) e, com base nisso, optamos por não continuar com a nossa relação contratual, então, convoquei esta reunião para informá-lo(a). Todos os seus direitos estão assegurados, como previsto na lei trabalhista e os próximos passos para que o encerramento do nosso vínculo neste momento seja realizado da maneira adequada são (esclareça todos os direitos e explique as etapas práticas do processo, como datas de pagamento do que ainda deve ser pago ao colaborador e entrega de documentos e outros materiais por parte dele). Compreendo que isso possa ser delicado para você, então, fique à vontade se quiser tirar dúvidas, nos fornecer algum tipo de feedback ou expressar algum outro sentimento. Tenho certeza que novas oportunidades virão, seja aqui ou em outra empresa, afinal, você é (reforce características positivas) e quanto foi valioso(a) em (mencione momentos/projetos/metas em que o colaborador realmente fez a diferença). |
Usufrua de todas as dicas até mesmo em situações de demissão voluntária e não deixe de acompanhar o blog Coalize para ficar por dentro de mais orientações que podem ser valiosas para o seu negócio. Boa sorte!
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