Usar da criatividade é imprescindível para quase tudo, porém, nem sempre é fácil ser criativo. O ato de desenvolver ideias pode ser um pouco mais natural para uns do que para outros, no entanto, quem nunca teve um bloqueio criativo? Nesse caso, é importante ter um método de apoio.
Para esses momentos que o brainstorming foi pensado. Essa dinâmica coloca o indivíduo para pensar em novos conceitos, resolver problemas e aumentar a produtividade de forma fluida e descomplicada. Porém, apesar de simples, não pode ser feita de qualquer jeito.
É verdade que essa estratégia tem um perfil livre, que não combina com uma fórmula engessada e não cabe em uma sequência de regras inflexíveis, mas é bom entender que existem estratégias para aplicá-la de forma realmente eficaz.
O que é o Brainstorming
Esse é um método de criatividade que pode ser desenvolvido sozinho, mas costuma gerar mais efeitos em grupo. Numa tradução literal, brainstorming significa “tempestade cerebral”, ou podemos pensar, também, em “tempestade de ideias”.
O nome já diz muito, o objetivo é basicamente isso, deixar que as ideias apareçam de forma tempestuosa, sem freios ou receios, para que o pensamento flua solto e os conceitos ou problemas ganhem novas perspectivas.
Como funciona
Esse é uma técnica simples que não necessita de muitos recursos e pode ser feita por qualquer um. No entanto, não deve ser pensada como apenas um diálogo ou bate-papo.
A estratégia exige algumas “regras” para que as ideias fluam, necessita, também, de um ambiente adequado, com pessoas realmente comprometidas e um objetivo claro. E funciona melhor com um líder para mediar.
Como fazer um brainstorming
O que será preciso:
- Ambiente adequado: que seja confortável para todos e que estimule a criatividade, talvez, um espaço fora do ambiente de trabalho possa ajudar.
- Post-its: para anotação.
- Quadro, parede ou mesa: para colar os post-its onde todos possam ver.
- Líder: para mediar a dinâmica.
- Secretário: para anotar as ideias.
- Pessoas comprometidas: um grupo que realmente entenda a importância do método.
- Objetivo: um foco claro para todos.
Regras:
- Ideias são sempre bem-vindas: até as mais malucas devem ser compartilhadas, elas podem ser o gatilho para algo genial.
- Esqueça as críticas: para não gerar inibições, o objetivo não é debater, mas sim, explorar a criatividade.
- Quantidade importa: quanto mais ideias, melhor!
- Ouça o outro: às vezes, somos muito egocêntricos, lembre-se de dar atenção às ideias do outro e de ser criativo a partir delas.
- Foco no objetivo: para isso que é imprescindível um mediador, ele manterá o foco do grupo.
Agora vamos às etapas da dinâmica
1ª Etapa: Definição do problema
Para começar, o mediador deve apresentar o objetivo da dinâmica para o grupo, e qual é o problema a ser solucionado.
Todos devem saber qual o foco e o que precisam resolver. Nessa etapa, também é importante definir o secretário que irá anotar as ideias.
2ª Etapa: Encontrar as causas
Os participantes devem começar analisando as causas do problema, pois elas guiaram as etapas seguintes.
3ª Etapa: Gerar ideias
Em seguida, começa-se o bate-papo criativo. O secretário deve ir anotando tudo nos post-its e colá-los no quadro, parede ou mesa.
Enquanto isso, o líder da equipe deve mediar com perguntas, para que o foco não se perca e, também, para evitar conflitos ou debates.
Nessa etapa, quanto mais, melhor. Então, lembre-se de que todas as ideias devem ser escutadas e anotadas. Não existe pensamento errado ou irrelevante.
4ª Etapa: Buscar soluções
O último passo é pensar na melhor solução. Os participantes devem refletir sobre as anotações nos post-its e definir a relevância de cada uma.
É importante lembrar das causas do problema e decidir, também, a partir delas. Essa fase pode ser um pouco mais difícil do que as anteriores, por isso, o grupo precisa trabalhar junto e deixar a competição e o individualismo de lado.
Finalizando a dinâmica
Vale lembrar que nem sempre, numa técnica de brainstorming, consegue-se decidir todas as soluções, o importante é que haja boas ideias e possíveis caminhos para serem seguidos.
A sugestão é que, ao finalizar essa estratégia, faça-se um Plano de Ação.
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