O controle de banco de horas é fundamental para que uma empresa possua em seus documentos o registro das entradas e saídas de um funcionário, certo?
Principalmente quando se trata das horas extras, que precisam ser administradas e pagas corretamente, para não resultar em processos.
Controlar as horas extras pode trazer muitos benefícios para a empresa, mas, para isso acontecer, precisamos eliminar os erros durante o registro, possibilitando, assim, que o funcionário seja recompensado pelo serviço adicional prestado - e evitando gastos desnecessários para a organização.
Existem algumas maneiras de administrar esses dados e, para ajudá-lo, vamos apresentar as duas formas mais utilizadas de como controlar horas extras de funcionários, para reduzir as chances de erros e cumprir as obrigações legislativas, mantendo os seus colaboradores com o pagamento justo e em dia.
Planilhas para controle de horas extras
O método ainda mais utilizado nas empresas é a planilha, ou também conhecida como tabela de controle de horas. Ela consiste em um modo simples e, para pequenas e médias empresas que possuem um número reduzido de funcionários, pode funcionar muito bem.
Para que seja funcional em sua totalidade, uma planilha precisa contemplar algumas informações imprescindíveis para o controle de horas extras.
Estes itens são:
- Carga horária de cada funcionário;
- Entrada e saída do empregado;
- Horas noturnas trabalhadas;
- Adicional de periculosidade;
- Registro das horas devidas, horas trabalhadas e horas extras de cada funcionário;
- Relatório das horas trabalhadas mensalmente, por cada funcionário;
- Relação das horas trabalhadas x horas descontadas.
A partir de então, a planilha pode ser preenchida através da digitação dos dados no computador ou impressa e preenchida à mão. Porém, há desvantagens nesse método.
Por exemplo: ao serem adicionados manualmente, aumentam as chances de erros, uma vez que é mais complexo efetuar os cálculos e acrescentá-los à folha de pagamento, dificultando o acompanhamento das horas pelos funcionários da empresa.
Sistema para controle de horas extras
Para descomplicar o controle de horas e automatizar alguns processos, existem os softwares de gestão de ponto para empresas, que podem oferecer outras funcionalidades.
Essas outras funcionalidades podem ser a automatização dos processos de onboarding, por exemplo, para facilitar ainda mais o trabalho por meio dessas que são consideradas novas tendências em RH.
Depois da realização do cadastro do funcionário na plataforma, é possível monitorar e controlar os horários de realização das atividades e projetos através do ponto online, que possui um banco de horas capaz de registrar as horas extras.
Com um sistema online assim, não há chances de erros, pois o ponto é registrado através de geolocalização e, mesmo que o funcionário esteja sem internet, o sistema é qualificado para sincronizar a entrada ou saída assim que houver nova conexão.
Qual a importância do controle de horas?
É importante saber o quanto seus funcionários estão trabalhando e se este tempo está rendendo produtividade, sendo esta, portanto, uma excelente forma de otimizar processos para melhorar o desempenho da empresa, sem deixar o colaborador exausto.
O controle de horas extras deve ser realizado para que os funcionários sejam remunerados de forma justa e, como retorno, a empresa obtém cumprimento de prazos e aumento de produtividade. Mas, lembre-se das legislações!
Respeite as restrições do artigo 59, pertencente à lei 5452/4348, que se refere à limitação de 48 horas de trabalho semanais, das quais 44 são horas normais e 4 podem ser horas extras. Isso evita o estresse dos funcionários e multas para a organização.
Caso o tempo semanal previsto por lei esteja sendo ultrapassado, significa que a gestão do tempo está inadequada e os processos da empresa precisam ser revisados. Realize o controle de horas e obtenha uma visão sistêmica da capacidade operacional da sua empresa.
Deixe seu comentário