Controle de ponto do restaurante de forma simples e rápida

Fazer o controle de ponto em restaurante pode ser mais simples do que você imagina. Com a ajuda da tecnologia, é possível calcular automaticamente as horas trabalhadas, folgas e outras atividades, tudo dentro da lei. Leia mais!

Garçonete com uniforme, atrás de um balcão de restaurante segurando um suporte com quatro copos, no fundo alguns equipamentos de cozinha de restaurante

Já imaginou fazer o controle de ponto em restaurante, gerenciar folgas e bancos de horas com rapidez e segurança? Por meio de plataformas específicas, é possível automatizar essas e outras atividades dos colaboradores, gerando relatórios detalhados com apenas alguns cliques.

E as melhores soluções ainda vão permitir que você receba documentos virtualmente e distribua, por exemplo, holerites sem precisar procurar funcionário por funcionário!

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura e descubra tudo sobre ferramentas de ponto e sua importância para a gestão de pessoas e conformidade trabalhista do seu restaurante.

Entenda a importância do controle de ponto para restaurantes

O controle de ponto em restaurantes é uma ferramenta indispensável para os registros de entradas e saídas dos colaboradores, porque resguarda a empresa em casos de fiscalização ou processos trabalhistas, além de ajudar na hora de fazer os pagamentos.

Sem contar que lidar com a correria típica do foodservice e ainda verificar manualmente os registros de ponto dos colaboradores pode ser desafiador para os gestores, né?

Por isso, sistemas de ponto eletrônico são a opção ideal para quem quer menos dor de cabeça, já que oferecem precisão, rapidez e segurança no registro das jornadas – e são regulamentados por lei.

O que diz a lei sobre controle de ponto para restaurantes?

A mesma lei que trata sobre o controle de ponto em outros setores também é aplicável para restaurantes: mais especificamente, o artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que dita que todo estabelecimento ou empresa com mais de 20 colaboradores está obrigado a registrar e acompanhar a jornada dos trabalhadores.

Só que mesmo para quem tem menor quantidade de funcionários, especialistas recomendam fortemente o controle, em decorrência dos motivos que você conheceu no tópico anterior.

Esse controle pode ser manual, mecânico ou eletrônico. No entanto, cada modalidade precisa seguir as regras previstas na Portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Confira!

  • Para o manual: a norma prevê a representação fiel dos dados, ou seja, a hora e minutos exatos de entrada e saída do colaborador, não sendo permitido apenas o registro do horário padrão que consta no contrato.
  • Para o mecânico: deve ser feito por meio de um dispositivo que imprime as marcações de ponto de forma clara e permanente em um cartão individual do trabalhador.
  • Para o eletrônico: é obrigatório o uso de um Registrador Eletrônico de Ponto Convencional (REP-C), Alternativo (REP-A) ou via Programa (REP-P).

Considerando a sua busca por praticidade e segurança, fuja do manual e opte entre o registrador convencional ou alternativo (REP-C ou REP-A) como forma de controlar a jornada de trabalho em restaurantes.

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Como funciona a carga horária de restaurantes?

A carga horária de trabalho em restaurantes é regulamentada pela CLT e por convenções coletivas específicas do setor. De modo geral, todos os colaboradores têm direito a um intervalo de, no mínimo, 1 hora, caso a jornada diária ultrapasse 6 horas. Quem atua por jornadas de 6 horas ou menos pode tirar intervalos de 15 minutos.

Além disso, o período trabalhado não pode ultrapassar os 6 dias consecutivos, com direito a folga semanal. Por conta disso ou da necessidade de mão de obra presente por mais tempo nos estabelecimentos e, consequentemente, seguindo outros aspectos legais, a maioria das equipes no foodservice costuma trabalhar em escalas.

Quais são as escalas de trabalho mais comuns em restaurantes?

As escalas 5x2, 6x1 e 12x36 são algumas das mais comuns para restaurantes por conta da rotina e demanda assídua dos serviços. Ainda é possível que gestores e funcionários negociem outro tipo de escala através de acordos individuais ou coletivos, mas isso só pode acontecer se a jornada estiver dentro do que rege a legislação trabalhista.

Confira como cada uma delas funciona em detalhes.

Escala 5×2

Esta é uma das escalas mais tradicionais e não há mistério nela: o funcionário trabalha durante 5 dias consecutivos e folga dois, com jornada diária de 8 horas e 48 minutos. Esse tipo de escala costuma ser adotado por restaurantes que funcionam de segunda a sexta-feira ou de terça à sábado.

Escala 6×1

Neste formato, são 6 dias consecutivos de trabalho (8 horas diárias) e folga de um dia. O modelo é amplamente utilizado por restaurantes de todo o país devido à necessidade de cobertura contínua durante os horários de funcionamento.

Empreendimentos maiores, inclusive, têm dois turnos de funcionários com ambos os turnos atuando dentro das mesmas condições, mas em horários inversos e com folgas intercaladas.

Escala 12×36

Na escala 12x36, cada colaborador trabalha por 12 horas seguidas e tem um descanso de 36 horas entre os turnos. Por exemplo: se um cozinheiro trabalha das 7h às 19h em uma segunda-feira, sua folga será até às 7h da manhã da quarta-feira, totalizando 36 horas de descanso de intervalo interjornada.

Essa escala pode ser vantajosa para alguns restaurantes que operam durante o dia todo, já que um único funcionário consegue cobrir tanto o turno do almoço quanto o do jantar.

Aliás, melhor dizendo, todas as possibilidades têm seus prós e contras, e cabe a você compreender quais se adequam às necessidades do seu negócio sem que a produtividade e o bem-estar dos colaboradores sejam prejudicados.

E só dá para saber testando! Então, porque testar correndo riscos de errar feio se a tecnologia pode ser sua melhor amiga nesse momento?

Qual a melhor forma de fazer o controle de ponto para restaurantes? Descubra agora!

A melhor forma de fazer o controle de ponto para restaurante envolve o uso de recursos tecnológicos que dispensam ajustes manuais e, por conta disso, evitam fraudes e reduzem prejuízos financeiros resultantes do pagamento indevido de horas extras ou de ações trabalhistas.

A plataforma da Coalize é perfeita para a função e, além de oferecer um controle de ponto seguro, moderno e eficiente, disponibiliza outros recursos completos para gestão de pessoas, como admissão digital, área de upload de documentos e assinatura eletrônica de folha de ponto.

Solicite uma demonstração gratuita e entenda, na prática, tudo o que o sistema de controle de ponto da Coalize pode fazer pelo seu restaurante.

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