Os problemas e as soluções de uma empresa não estão apenas relacionados à esfera financeira. Foi-se o tempo em que somente o lucro de um negócio definia seu desempenho.
David Norton e Robert Kaplan foram duas, das primeiras figuras no cenário empresarial mundial, que passaram a diagnosticar isto - e propor perspectivas de mudanças - quando lançaram o conceito de Balanced Scorecard.
Balanced Scorecard
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia desenvolvida por David Norton e Robert Kaplan, professores da Harvard Business School, para medir o desempenho das organizações. O objetivo dos dois era, a partir dessa mensuração, propor ações estratégicas para alcançar as metas do negócio, desenvolvendo, portanto, objetivos e indicadores para gerir o processo.
Para este modelo de gestão estratégica funcionar, o gestor encarregado deverá definir, medir e acompanhar os quatro principais aspectos de uma organização, analisando as perspectivas:
- Financeira;
- Do mercado;
- De processos internos;
- De aprendizado.
O Balanced Scorecard entende a organização de maneira mais profunda e o que a metodologia propõe é realizar um raio-x da corporação, entendendo a empresa como um corpo vivo que depende da interação destas quatro perspectivas para sobreviver. Não basta focar apenas na perspectiva financeira, por exemplo.
Como aplicar o balanced scorecard
Para iniciar o processo do Balanced Scorecard em sua empresa, há algumas perguntas que você poderá responder para nortear o processo. São perguntas relacionadas às perspectivas acima apresentadas, veja:
- Para manter nossos investidores, quais objetivos financeiros devemos alcançar?
- Para atingir nossas metas financeiras, quais necessidades da clientela devemos suprir?
- Para satisfazer investidores e clientes, em quais processos internos devemos ser impecáveis?
- Para atingir os pontos citados, como nossa organização pode estar preparada?
Respondendo a estas perguntas, o gestor terá definido, de fato, as quatro perspectivas, conseguindo, por consequência, medi-las. Aí, será possível desenvolver novos objetivos e indicadores para colocar o negócio para funcionar, na busca das metas desejadas.
Por isso, pode-se dizer que o BSC é muito mais que um indicador de desempenho, pois é preciso medir, analisar e estabelecer ações estratégicas para todas as perspectivas citadas, para obter resultados.
Portanto, intrínseco ao termo BSC está a ideia de desenvolver iniciativas estratégicas e colocá-las em prática para alcançar os objetivos da empresa.
Como criar um mapa estratégico BSC
O resultado citado dessa definição, mensuração e plano de ação, deverá ser transformado em um mapa estratégico da empresa. A ideia é que esse quadro de BSC seja aplicado na empresa, de forma a ser consumido por toda a equipe.
O quadro resumo do Balanced Scorecard funcionará como uma espécie de organograma da empresa, pois, ao final do processo de implantação, este servirá, também, como uma estratégia visual.
Para criar o mapa será necessário:
- Dividi-lo em quatro faixas, cada uma referente a uma das quatro perspectivas;
- Ordenar da seguinte forma: perspectiva financeira, do mercado, de processos internos e de aprendizado;
- Anexar uma ou mais caixas com as iniciativas estratégicas preparadas para cada perspectiva.
Simples, certo? Depois de entender os benefícios da metodologia, definir e medir bem os quatro eixos propostos pelo BSC, é hora de acompanhar a aplicação das iniciativas estratégicas para atingir os objetivos desenhados.
Assim, fica fácil criar um mapa estratégico para servir de apoio durante a jornada. Como dito anteriormente, as perspectivas - financeira, de mercado, de processos internos e de aprendizado - são totalmente dependentes e, por conta disso, é comum encontrar flechas correlacionando-as, nos mapas.
Por esse motivo, o Balanced Scorecard é, de certa forma, um lembrete diário aos gestores e à equipe, da necessidade de trabalharem juntos para alcançarem as metas da empresa, chegando, portanto, à mensuração verdadeira de desempenho do negócio.
Deixe seu comentário