A venda é a forma de trazer recursos para a sua empresa, por isso é fundamental ter um modelo de planejamento de metas para buscar resultados efetivos.
Não existe nenhuma regra exata do que se deve fazer, mas, se a sua pretensão for aumentar as vendas, é possível trilhar um caminho voltado para a estratégia.
Algumas etapas são necessárias na hora de planejar uma meta, por isso iremos detalhar alguns passos para que você possa pôr em prática ao montar o seu planejamento de metas totalmente baseado nos seus próprios objetivos.
Analise os dados e informações já existentes
O primeiro passo para começar o seu planejamento de metas de vendas é analisar os dados já existentes sobre a sua empresa. Isso implica em fazer um levantamento para obter dados como:
- o que foi vendido;
- quais produtos vendem mais;
- quais são os tipos de clientes conquistados, quais os clientes retidos, os ausentes que precisam ser reconquistados;
- os tipos de clientes que mais rendem vendas para a empresa.
Também é importante estar ciente de outras informações do mercado, tais como crescimento da economia, taxas de juros, câmbio, crises e eventos que podem ajudar na melhora das vendas, como as datas comemorativas e grandes festas.
Outro dado que é indispensável é o quanto sua empresa precisa lucrar para se manter, ou seja, você precisa saber qual o mínimo de renda é necessário alcançar para pagar as próprias despesas.
Previsões de cenários e de vendas
Baseado nos dados e informações que foram coletados, chegou a hora de prever o cenário do mercado e encaixar a sua empresa.
Descubra se o ano está propício para o crescimento, a estagnação ou a redução de vendas.
Se você fizer um levantamento de vendas do ano interior e criar um gráfico, conseguirá uma previsão bem definida de como anda o crescimento ou redução das vendas na sua empresa.
O plano é ter lucro, certo? Por isso, defina sempre objetivos claros e dentro das suas possibilidades, assim será possível determinar o quanto pretende vender no período estipulado do seu planejamento estratégico de metas e objetivos.
Estabeleça os objetivos de vendas
A forma de estabelecer objetivos de vendas mais indicada é pensar nas projeções mensal, trimestral e semestral.
Ou seja, todo mês você cria uma meta de venda para um setor ou para toda a empresa. Essa meta pode ser dividida entre os vendedores.
Faça levantamento de possíveis recursos
É importante ter uma visão futurística em relação às necessidades da empresa, por isso coloque no seu planejamento também a possibilidade de recursos adicionais. Isso inclui:
- treinamento e desenvolvimento para a equipe de vendas;
- materiais como banners e folders;
- equipamentos como computadores, sistemas, celulares e suas respectivas manutenções;
- solicitação de vale-transporte dos funcionários; e
- a chance de contratar novos funcionários.
Execução do plano de vendas
Faça uma tabela que comporte as metas e ações do grupo e individuais. Lembre-se de que metas individuais devem ser conversadas de maneira particular com cada vendedor.
Para iniciar o seu plano de vendas, monte uma apresentação simplificada para a sua equipe de alta performance de vendedores, através do qual seja viável visualizar todo o cronograma com os objetivos e planejamentos para o ano.
Acompanhe o seu planejamento
Mesmo com um planejamento de metas pronto, é preciso acompanhar os resultados mensalmente e passar um feedback para a sua equipe de vendas.
Também não tenha medo de errar e corrija o que for necessário para que o seu objetivo anual de vendas seja cumprido.
Um planejamento de trabalho é uma base e ele só irá funcionar se você conseguir efetivá-lo, conforme os objetivos e metas finais traçados, alterando e ajustando quando for preciso.
Esse é o foco!
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