11 sinais de que sua empresa precisa de controle de ponto

Está difícil acompanhar a jornada dos funcionários? Confira 11 sinais de que sua empresa precisa urgentemente de um controle de ponto e veja dicas!

Mulher com expressão de estresse enquanto trabalha em laptop em um ambiente de escritório moderno. Ela parece refletir sobre suas tarefas e desafios profissionais.

Sua gestão registra custos altíssimos com horas extras, detecta erros na folha de pagamento com frequência e precisa de uma solução para monitorar jornadas de trabalho remotas e híbridas? Então, sua empresa precisa de um sistema de controle de ponto!

Os sinais são evidentes, mas podem passar despercebidos em um ambiente de trabalho desorganizado. Sem o apoio de uma plataforma de gestão de funcionários, você perde oportunidades de otimizar processos e reduzir custos operacionais e trabalhistas.

Essa realidade muda hoje!

Mas antes, como saber se preciso de controle de ponto?

De acordo com o artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é obrigatório que empresas com mais de 20 funcionários façam o controle de ponto da jornada de trabalho de seus colaboradores. 

Então, se você tem uma equipe com mais de 20 pessoas, não há espaço para discussão: sua empresa precisa de controle de ponto, que pode ser feito de modo manual, mecânico ou eletrônico, desde que cada colaborador tenha o comprovante de ponto emitido individualmente.

Os colaboradores que trabalham remotamente também entram nessa contagem, e podem usufruir dos benefícios do ponto eletrônico, que permite o registro da jornada de qualquer lugar.

Além disso, os problemas causados pela falta de controle de ponto também são sinais de que você precisa correr contra o tempo para regularizar a jornada de trabalho dos colaboradores o quanto antes.

Red flags: 11 sinais de que está na hora de investir em um sistema de controle de ponto

Se algumas das red flags – bandeiras vermelhas/sinais de alerta – abaixo fizerem parte da realidade da sua organização, providencie um sistema de ponto urgente!

1. A empresa é obrigada por lei a controlar o ponto

Se a sua empresa se encaixa no parâmetro de obrigatoriedade definido pela CLT, você terá que fazer a gestão da jornada de trabalho de qualquer maneira, mas aqui vai o pulo do gato: se você pretende expandir as operações, não perca tempo implementando um sistema de controle de ponto manual.

Cresça organizadamente desde o princípio, com uma plataforma que acompanhe o crescimento do seu negócio.

2. A organização está expandindo, e a equipe crescendo

Quando a empresa cresce, só um sistema de controle de ponto é capaz de gerenciar todas as jornadas e escalas de forma organizada e automatizada. Imagine só deixar a conferência e gestão dos registros na mão de uma única pessoa do RH? 

Certamente, isso só aumentaria a probabilidade de erros humanos.

Usando uma versão automatizada do ponto, não importa o tamanho do seu quadro de funcionários: a precisão é a mesma.

3. Erros na folha de pagamento acontecem com frequência

Falhas no registro de horas trabalhadas geram pagamentos incorretos, insatisfação dos colaboradores e prejuízo financeiro para a empresa, seja pela transferência de recursos que não corresponde à realidade ou por processos e multas trabalhistas. 

De novo, a automação de processos do RH é a única forma de garantir precisão no registro e, consequentemente, na folha de pagamento. 

4. É difícil monitorar as jornadas de trabalho híbridas e remotas

As jornadas remotas e híbridas são ótimas, mas garantir que todo mundo esteja cumprindo sua jornada sem precisar de supervisão o tempo todo é indispensável para o bom andamento dos fluxos de trabalho nesses casos.

Utilizando um dos melhores modelos de controle de ponto digital do Brasil, os funcionários podem bater o ponto de qualquer lugar, usando aplicativos com geolocalização e cerca virtual, tudo para que esse tipo de relação de trabalho seja mais transparente e seguro.

5. A conferência das horas trabalhadas toma muito tempo do RH

O RH precisa analisar e validar todas as informações de jornada para garantir que a folha de pagamento seja processada corretamente, e é justamente essa conferência que toma muito tempo dos profissionais desse setor.

Um bom sistema fará isso de forma automatizada, conferindo registros, apontando inconsistências e notificando os responsáveis.

Assim, o RH pode focar em atividades humanizadas em vez de tarefas meramente operacionais.

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6. Você não consegue tomar decisões estratégicas por falta de relatórios

Tomar decisões no escuro pode custar caro para qualquer empresa. Sem informações detalhadas sobre a jornada dos funcionários, fica difícil identificar padrões, antecipar problemas e agir de forma estratégica. 

Você pode estar enfrentando altos índices de absenteísmo sem perceber, sobrecarregando alguns funcionários enquanto outros têm tempo sobrando ou até gastando mais do que o necessário com horas extras.

Com relatórios completos e atualizados em tempo real, vai ser possível enxergar tendências, tomar decisões baseadas em dados – não em especulações – e evitar surpresas desagradáveis no fim do mês. 

7. A empresa identifica marcações indevidas com frequência

Se os colaboradores vivem registrando o ponto de forma errada – seja por esquecimento, marcação feita por um colega ou até registros fora do horário real –, a transparência vai por água abaixo, sem contar que o RH gasta um tempão para conferir e corrigir inconsistências.

Se essa é a realidade da sua empresa, saiba que o reconhecimento facial, a biometria e a geolocalização podem mudar esse jogo, garantindo que cada funcionário registre sua jornada corretamente, sem brechas para erros ou fraudes. 

Isso não só traz mais segurança para a empresa, como também evita mal-entendidos e torna a gestão do tempo de trabalho muito mais confiável e tranquila.

8. Você lida com escalas diferenciadas e tem dificuldade em gerenciá-las

Quando se gerencia diferentes turnos, escalas intercaladas ou jornadas flexíveis, manter tudo organizado pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. Tem que ajustar quem trabalha quando, evitar conflitos de horários e ainda garantir que sempre haja cobertura suficiente para a operação rodar sem problemas.

Não surpreendentemente, o manejo manual dessa demanda pode gerar confusão e até mesmo falhas na operação, por outro lado, a tecnologia permite automatizar a criação das escalas e garante que todo mundo saiba exatamente quando deve trabalhar, sem sobrecargas ou faltas inesperadas. 

9. Dificuldade em monitorar atrasos e saídas antes do horário 

Atrasos e saídas antecipadas acontecem todos os dias, e impactam diretamente a produtividade da equipe, podendo gerar problemas operacionais, especialmente em empresas que dependem de um fluxo constante de trabalho. 

Quando o controle de ponto é manual, os gestores só percebem o problema quando ele já se tornou recorrente. Por outro lado, quando o controle é automatizado, o monitoramento ocorre em tempo real.

Isso permite que os gestores sejam alertados sobre irregularidades e possam pensar em ações corretivas imediatas para resolver o problema.

10. Há excesso de horas extras e dificuldade em prever custos trabalhistas

Se a empresa não tem um controle preciso das horas extras, os custos com folha de pagamento podem sair do controle, sem contar que funcionários sobrecarregados ficam mais cansados, menos produtivos e podem até desmotivar a equipe.

O acompanhamento preciso garante que as horas extras sejam feitas somente quando realmente necessárias, e que boa parte da carga extraordinária da empresa seja evitada com uma melhor organização da equipe.

Outro problema é a imprevisibilidade dos custos trabalhistas: sem dados claros, a empresa pode ser pega de surpresa com encargos extras, como adicional noturno e um banco de horas estourado, sem falar dos riscos de processos trabalhistas…

11. O RH precisa registrar manualmente as horas trabalhadas em planilhas para mandar para a contabilidade

Se o RH ainda depende de planilhas para controlar as horas trabalhadas, provavelmente já enfrentou problemas como erros de digitação, perda de dados ou até dificuldades para consolidar as informações a tempo do fechamento da folha de pagamento. 

Além de ser um processo cansativo e repetitivo, qualquer falha pode gerar atrasos, pagamentos errados e muita dor de cabeça tanto para a empresa quanto para os funcionários. 

Outro ponto crítico é a falta de integração com a contabilidade: quando tudo precisa ser conferido e ajustado manualmente, o risco de inconsistências aumenta, e os profissionais perdem horas resolvendo problemas que poderiam ser evitados com um sistema automatizado.

Melhor ainda quando a plataforma escolhida oferece integração direta com a contabilidade, permitindo que você envie a folha de ponto prontinha para que a contabilidade crie a de pagamento.

Acendeu o alerta por aí? O próximo tópico ensina a mudar essa realidade ainda hoje!

Como fazer a gestão eficiente da jornada de trabalho?

Para fazer uma gestão eficiente da jornada de trabalho, você não só pode – como deve – contar com a melhor plataforma de ponto eletrônico e gestão de colaboradores do Brasil: a Coalize. 

Na Coalize, você controla a jornada do seu time e ainda usufrui de outras funcionalidades:

Tudo pensado para facilitar o trabalho do seu time e ainda proteger a organização contra eventuais processos trabalhistas. 

Aproveite as vantagens do controle de ponto automatizado para tirar sua empresa do descontrole gerencial e operacional. Experimente a Coalize por 30 dias grátis!

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