Novas tecnologias surgem todos os dias e, no mundo dos Recursos Humanos, não é diferente! Hoje, já é possível adotar um controle de ponto pelo celular, eliminando formas burocráticas e permitindo que o seu funcionário use o próprio aparelho para registrar o ponto.
O funcionamento dessa tecnologia é muito simples: o controle é feito por geolocalização, portanto, você delimita de qual área o seu funcionário pode fazer o registro do ponto, ou seja, você determina de qual região o profissional poderá bater ponto, o que ajuda a evitar possíveis fraudes na hora do registro.
Continue lendo este artigo para saber mais!
Como funciona o ponto eletrônico pelo celular
Essa modalidade de controle de ponto funciona por meio de um sistema de registro de ponto online pela internet e que pode ser utilizado em celulares, mas também em tablets e até mesmo em computadores.
Assim, você não precisa comprar um aparelho de ponto eletrônico para fazer o controle, já que, por meio do software, pode usar os aparelhos disponíveis na sua empresa ou apenas pedir que seus funcionários instalem um aplicativo nos celulares para registrar a jornada de trabalho.
É uma ótima ideia para que a sua empresa pare de gastar dinheiro e tempo com dispositivos fixos e que já estão ultrapassados e começar a atuar de forma totalmente digital.
Dessa forma, você poderá integrar o controle de ponto com outros controles importantes do RH como a folha de pagamento e o processo de admissão.
Controle de ponto pelo celular é legal?
Com tanta praticidade, você pode realmente se perguntar se é legal o funcionário bater o ponto pelo celular. Será que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite? Pode ficar tranquilo, porque a resposta é sim. Esse formato é reconhecido pela legislação, por meio da Portaria 671.
No artigo 73, encontramos o seguinte:
“Sistema de registro eletrônico de ponto é o conjunto de equipamentos e programas informatizados destinados à anotação da hora de entrada e de saída dos trabalhadores em registro eletrônico, de que trata o § 2º do art. 74 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1943 - CLT.” |
E quem deve ter esse tipo de controle de jornada?
"Art. 74. § 2º: Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia." |
Assim, esses dois artigos da legislação trabalhista reforçam a possibilidade da anotação da hora de entrada e saída (controle de ponto) ser feita de forma eletrônica, desde que seja registrado tudo o que é necessário.
A Portaria 671 ainda determina, no artigo 75, que o sistema de registro eletrônico de ponto via programa precisa ser:
“composto pelo registrador eletrônico de ponto via programa - REP-P, pelos coletores de marcações, pelo armazenamento de registro de ponto e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto.” |
Esses coletores de marcações podem ser dispositivos físicos, equipamentos ou softwares capazes de receber e transmitir para o REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa) as informações referentes aos registros de ponto.
O REP-P é uma forma totalmente digital para registrar a jornada de trabalho dos funcionários. É um processo mais prático e moderno do que o tradicional, o que certamente facilita a rotina do RH e também do trabalhador.
Vantagens de adotar o controle de ponto pelo celular
A maior vantagem de fazer o controle de ponto eletrônico digital é que o funcionário usa o seu próprio celular ou tablet, o que evita custos com equipamento, mas, além disso, também podemos citar:
- Baixo custo para comprar e utilizar o software
- Maior agilidade para fechar a folha de pagamento
- Mobilidade: o profissional pode registrar seus horários feitos fora da empresa também
- Transparência no ambiente de trabalho, por gerar relatórios com alto nível de detalhamento
- Controle da jornada de trabalho, para fazer pagamento sem erros e avaliar a produtividade de cada profissional
Como fazer o controle de ponto pelo celular
Para fazer o controle de ponto eletrônico pelo celular, seu funcionário usa o próprio celular para bater o ponto e, como citamos, o controle é determinado pelo empregador que define em qual área será permitido ao profissional bater o ponto por geolocalização.
Se preferir, o funcionário também pode bater o ponto por um tablet ou computador.
No caso de setores de escritório, administrativo e RH, o uso do próprio computador para anotar as entradas e saídas é a forma mais prática de fazer o controle, já que basta apenas realizar o login no sistema e registrar os horários.
Você pode solicitar uma demonstração na Coalize hoje mesmo para conhecer de perto todas as facilidades que adotar um controle de ponto pelo celular pode trazer para o seu negócio. Compartilhe este conteúdo para que mais profissionais conheçam essa possibilidade!
Deixe seu comentário