O ponto eletrônico via aplicativo representa um grande avanço em relação aos sistemas tradicionais. Ele permite que os colaboradores registrem suas jornadas de trabalho diretamente do celular, com a conveniência de acessar a plataforma de qualquer lugar.
Com a crescente demanda por flexibilidade no ambiente de trabalho e a popularização dos apps para gerenciar cada aspecto da vida, gestores passaram a ter grandes aliados para melhorar o controle e a precisão dos registros de jornada.
No fim das contas, o aplicativo de ponto eletrônico cai como uma luva para empresas que querem modernizar o processo de controle de ponto, oferecendo flexibilidade e precisão tanto para os funcionários quanto para o RH.
Quer conhecer um pouco mais sobre essa novidade? Você está no lugar certo!
O que é um aplicativo de ponto eletrônico?
Os aplicativos de ponto eletrônico são soluções modernas que permitem um controle mais preciso e eficiente da jornada de trabalho dos funcionários a partir de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Revolucionando o processo tradicional de marcação de ponto, o app para acompanhar entrada e saída de funcionários proporciona uma maneira prática e intuitiva de monitorar a carga horária de toda a sua equipe, incluindo intervalos e saldos de banco de horas.
Como funciona o ponto eletrônico em aplicativo? Passo a passo simples
O ponto eletrônico via app é uma extensão dos sistemas de controle de ponto online, permitindo que o registro de jornada seja feito diretamente do celular do colaborador ou em aparelhos disponíveis nas áreas de acesso e saída da empresa.
A integração com tecnologias avançadas como a geolocalização e a sincronização em tempo real que compõem esses dispositivos contribuem para uma gestão mais eficaz e transparente, particularmente vantajosa para organizações que adotam modelos de trabalho híbrido ou remoto.
Entenda como funciona, passo a passo, a implementação e o funcionamento desse tipo de sistema.
1. Instale e configure o sistema nos dispositivos
Para começar a utilizar um aplicativo de ponto eletrônico, o primeiro passo é baixar o software em tablets que serão usados pelos seus funcionários. Também é possível bater o ponto diretamente do celular e, se você optar por esse formato, basta pedir aos colaboradores para baixarem o aplicativo em seus smartphones.
O processo de instalação é simples e pode ser feito através das bibliotecas de apps, como a Play Store para dispositivos Android ou a App Store em iOS, ou diretamente pelo site da empresa fornecedora do sistema.
2. Cadastre os funcionários
Após a instalação, o próximo passo é cadastrar cada colaborador na plataforma. Aqui, entram as informações pessoais, os horários de trabalho e as permissões específicas, a exemplo de registro de ponto offline, remoto e afins.
O cadastro é essencial para garantir que os registros sejam corretamente atribuídos e gerenciados, evitando inconsistências e otimizando o fechamento da folha de ponto.
3. Ensine os colaboradores a marcarem o ponto via app
Mostre aos seus funcionários como fazer marcação de ponto eletrônico em app: peça que acessem o aplicativo para registrar suas entradas, saídas e intervalos utilizando o login e a senha definidos na fase de cadastro.
Esta etapa tem tudo para ser a mais simples, principalmente se você optar por uma plataforma de controle de ponto com uma interface intuitiva que ajuda os usuários a fazer a marcação com facilidade.
Ainda assim, esteja disponível para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir, para evitar problemas nos registros.
4. Ative o recurso de geolocalização no app
O ponto por geolocalização é a chave para garantir a precisão das marcações, garantindo que elas sejam feitas das áreas delimitadas, prevenindo tanto fraudes quanto abuso do banco de horas.
Além de ativar essa função dentro do sistema, o GPS do aparelho no qual o ponto vai ser batido deve estar ativo na hora do login. Você também pode habilitar a cerca virtual, que permite que o ponto seja registrado apenas quando o funcionário estiver na localização desejada, como na sede da empresa.
5. Aproveite a facilidade da atualização em tempo real para fechar a folha
O app sincroniza automaticamente os dados em tempo real, o que facilita o fechamento da folha de ponto e o controle das horas trabalhadas, reduzindo o tempo gasto com tarefas manuais e minimizando erros.
Os melhores sistemas do mercado ainda permitem o compartilhamento da folha com setores de contabilidade para facilitar também o fechamento do pagamento. Uma mão na roda, né?
Sem contar que relatórios podem ser gerados de forma automática para análise, potencializando cada tomada de decisão por parte do seu time de RH.
É benefício do começo ao fim!
7 maiores vantagens de utilizar um aplicativo de ponto eletrônico
Já deu para notar que, com um aplicativo de ponto eletrônico, você simplifica o processo de controle de jornada, melhorando a eficiência e a precisão dos registros de ponto, além de contribuir para uma gestão mais eficiente e transparente.
Mas ainda dá para listar outras vantagens, para quem gosta de detalhes.
1. Otimização do RH
A automação de processos como o controle de ponto alivia o RH das tarefas repetitivas e manuais, e os profissionais podem se concentrar em atividades estratégicas e de maior valor agregado, como organizar políticas de desenvolvimento pessoal na organização.
2. Facilidade de uso
A interface amigável do app garante que os colaboradores registrem suas horas de forma rápida e sem complicações. E essa facilidade contribui para a precisão dos registros e reduz o risco de erros na marcação de ponto – que se tornam quase impossíveis em um sistema eletrônico antifraudes.
3. Gerenciamento de horas à prova de falhas
O registro preciso das horas trabalhadas e das horas extras em integração com o banco de horas reduz qualquer discrepância e erros comuns nos métodos tradicionais de controle de ponto, como a anotação errada em planilhas e afins, tornando o processo de fechamento de folha mais preciso e justo.
4. Acompanhamento em tempo real
O controle em tempo real permite que os gestores acompanhem as marcações de ponto à medida que ocorrem, proporcionando uma visão instantânea da presença, do engajamento e do absenteísmo dos funcionários.
5. Controle de ponto de colaboradores em jornada remota
Para empresas com trabalhadores em regime remoto ou home office, os aplicativos permitem o controle da jornada de onde estiverem, bastando o GPS de seus dispositivos estar ligado.
6. Redução de problemas jurídicos
Todas as vantagens descritas até agora se somam para evitar problemas jurídicos relacionados ao controle de ponto, como ações de contestação sobre horas trabalhadas ou de horas extras indevidas, reduzindo o risco de litígios trabalhistas e penalidades para a sua empresa.
7. Conformidade com a legislação
O uso desses apps é totalmente homologado, ou seja, previsto nas legislações trabalhistas, e seu uso está em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e com a Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que definem as diretrizes para o controle de jornada.
Viu como o investimento compensa? Agora, só falta saber como escolher a melhor solução para o RH da sua empresa!
Como escolher o melhor aplicativo de ponto eletrônico?
Ao escolher e implementar um controle de ponto automatizado, priorize uma interface fácil de usar, funcionalidades que atendam às necessidades da sua empresa e uma integração suave com seus sistemas atuais.
Não menos importante, verifique se a desenvolvedora oferece suporte eficiente e protege adequadamente seus dados.
Quer fazer a melhor escolha? Compare as características tidas como essenciais dos apps de ponto eletrônico com o que a Coalize oferece. Veja como otimizar sua gestão com uma solução que combina inovação e eficiência!
O que procurar em um app de ponto eletrônico | |||
Critério | Descrição | Por quê? | O que a Coalize oferece |
Interface intuitiva | Facilidade de uso para todos os usuários | Reduz erros e tempo de treinamento | Design fácil de usar, garantindo rapidez e simplicidade no uso |
Funcionalidades essenciais | Sem elas, um controle por app não seria vantajoso ou possuiria diferenciais, como é o caso da geolocalização e dos relatórios automatizados | Garantem controle preciso e flexível e ajudam na análise de dados | Cerca virtual, controle de horas extras e relatórios completos |
Integração com sistemas | Compatibilidade com outros sistemas que a sua empresa já usa, como o eSocial, por exemplo | Evita retrabalho e erros humanos | Sincronização com sistemas de RH, de contabilidades e folha de pagamento |
Suporte e atualizações | Suporte técnico e atualizações regulares para o sistema não ficar desatualizado, inclusive perante as leis | Mantêm o app sempre atualizado e seguro | Suporte técnico ágil e atualizações contínuas |
Segurança de dados | Protocolos para proteger os dados e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) | Protege dados sensíveis da empresa e funcionários | Criptografia avançada para proteger todas as informações de acordo com a LGPD |
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