Você sabia que pode controlar entradas, saídas e intervalos dos funcionários da sua empresa usando um app para registrar horas de trabalho? Com essa tecnologia, dá para fazer o controle 100% pelo celular, organizar escalas e até gerir folgas e férias, entre outras coisas.
Mas é importante escolher com bastante cuidado o aplicativo que você pretende implementar: ele precisa ser amigável e, portanto, fácil de usar. Além disso, não adianta pagar menos para adquiri-lo se ele não trouxer recursos suficientes para atender às necessidades da empresa.
Mais do que pensar apenas sobre custo, pondere a relação entre custo e benefício.
O app de ponto eletrônico desenvolvido pela Coalize permite a empresas de diferentes portes e setores, com diversos modelos de trabalho, concentrarem todas as atividades que estariam distribuídas entre pessoas do setor financeiro ou do RH em um mesmo lugar.
Ele elimina os desafios e as burocracias dos registros de entradas, saídas e intervalos e traz ferramentas benéficas tanto para os empreendedores quanto para os funcionários, bem como para a relação entre os dois.
Confira abaixo todas as possibilidades das quais você vai usufruir ao utilizá-lo!
O que é um app para registrar horas de trabalho?
Um aplicativo de registro de horas de trabalho nada mais é do que uma ferramenta para marcação de ponto de forma eletrônica e funciona como um aplicativo comum, "baixado" em celulares.
Ele permite aos funcionários de uma empresa registrarem seus horários de entradas, saídas e até intervalos de onde estiverem e dá aos gestores a possibilidade de controlarem esses registros à distância e em tempo real.
A opção de adotar o controle de ponto pelo celular desburocratiza e simplifica as marcações, ajuda no desafogamento do setor de RH das corporações e contribui para que elas desenvolvam uma relação mais transparente com os colaboradores.
Ainda por cima, empresas que optam por implementá-lo conseguem registros mais precisos e reduzem fraudes, erros ou até quantidade de ausência de marcações em decorrência de esquecimento por parte das pessoas contratadas.
Para que trabalhar com folhas de ponto físicas ou registros feitos em planilhas no seu computador, se você pode ter mais facilidade e usufruir de outras funcionalidades?
Deixe de gastar dinheiro e tempo com dispositivos fixos ou formatos ainda manuais e traga a facilidade para os seus negócios através do simples download de um aplicativo e da gestão de ponto feita na palma da mão.
Como fazer controle de horas trabalhadas pelo app?
Depois de selecionar o aplicativo que você deseja e de implementá-lo na sua empresa, lembre-se de fazer uma apresentação sobre ele para todos os colaboradores e esclareça todas as dúvidas que surgirem.
Em seguida, oriente cada pessoa a baixar o app através da loja de aplicativos do próprio telefone celular e realizar o cadastro completo para poder utilizá-lo no cotidiano.
Faça alguns testes de funcionamento da solução escolhida antes de eliminar qualquer outro controle de ponto que já exista dentro da organização e verifique, com antecedência, como funciona o fechamento da folha no fim do mês, para estar tudo certo quando a hora chegar.
Veja no próximo tópico como é simples usar o app da Coalize: uma solução moderna, compatível com sistemas Android e iOS e amigável a todas as idades e perfis.
Como funciona o aplicativo que calcula horas trabalhadas da Coalize?
Uma vez implementado o app da Coalize na sua empresa, os colaboradores que registram horários de entrada, saída e intervalo precisarão seguir apenas cinco passos para utilizá-lo. Vamos a eles!
- Faça o download do aplicativo no próprio celular (Android ou iOS).
- Cadastre-se usando nome de usuário e senha predefinidos.
- Ative a geolocalização (GPS) do celular.
- Clique na opção "bater ponto".
- Faça o registro do ponto estando na área delimitada pela empresa (em casa ou outro lugar no qual a empresa autorize que o registro aconteça à distância).
Para ninguém esquecer da marcação, um lembrete sempre será enviado aos funcionários e, caso aconteça algum esquecimento ou erro no registro, todos terão direito a abrir solicitações de alterações também através do app.
Além disso, podem ver todos os horários marcados e a quantidade de horas trabalhadas dentro de determinado período diretamente do aplicativo, sem precisar pedir liberação ou autorização para o Departamento Pessoal.
Gestores e responsáveis por acompanhar os horários, fechar as folhas de ponto e controlar horas extras terão um painel com as informações necessárias sempre atualizadas, aprovarão os registros e, depois, somente precisarão enviá-los para a contabilidade.
Eles poderão, ainda, usufruir do recurso de "definir a jornada" de apenas um colaborador ou de uma equipe em específico, configurando as marcações de acordo com diferentes regras aplicadas ao expediente.
No encerramento do mês trabalhado, folha de ponto e holerite são assinadas digitalmente pelos envolvidos.
Nada como a simplicidade e a praticidade do digital, ainda mais quando tem segurança e qualidade garantidas, não é?
Quais os benefícios de usar um aplicativo de horas trabalhadas?
Você já viu diversas facilidades no decorrer do artigo, mas nós decidimos também fazer uma lista contendo todos os principais recursos do sistema de relógio de ponto via aplicativo desenvolvido e implementado pela Coalize em empresas ao redor do Brasil. Aqui está:
- pedido e aprovação de horas extras feito à distância e com apenas um clique;
- anexo de atestados e outros documentos pelo celular e recebimento, pelo gestor, da notificação do envio em tempo real;
- possibilidade de configurar e controlar escalas de trabalho através de plataforma exclusiva;
- escalas de trabalho personalizadas para cada colaborador ou cada equipe;
- facilidade na gestão de folgas e férias;
- automatização da folha de pagamento;
- redução de custos com horas extras; e
- diminuição de erros ou fraudes nas marcações e de esquecimento, por parte dos colaboradores, de realizá-las.
"Nossa, com tanto benefício, o controle de ponto por aplicativo não deve estar legalizado como os outros formatos de registros…”. É aí que você se engana!
O app de controle de ponto é aceito judicialmente?
Sim. Ao contrário do que muita gente ainda pensa, aplicativos desenvolvidos por empresas reconhecidas no mercado, como a Coalize, são aceitos judicialmente e têm todas as validades legais de outros formatos de controle de ponto eletrônico.
Atualmente, é a Portaria 671/2021, complementada pela Portaria 1.486/2022, ambas instituídas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), que regularizam estes apps e outros sistemas alternativos utilizados no controle de jornada dos funcionários nas empresas.
Elas têm como base outras duas normativas que você precisa estudar e conhecer, mesmo já não estando válidas: a Portaria 373/2011 e a Portaria 1510/09.
Gostou de todas essas funcionalidades? Acesse o site da Coalize, preencha o formulário de cadastro com seu nome completo, o nome da sua empresa, e-mail e telefone, selecione a quantidade de colaboradores que trabalham para você e solicite uma demonstração do seu novo app. Experimente por 30 dias grátis!
Deixe seu comentário