Relógio de ponto: o que é e como escolher o melhor sistema

Folha de ponto e ponto cartográfico são coisas do passado e a gente pode provar: descubra o que é, quais são os tipos e como escolher o melhor sistema de relógio de ponto eletrônico!

Como funciona sistema relógio ponto

O relógio de ponto é uma ferramenta utilizada para registrar a jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa e, assim como a folha ponto, serve para garantir que o expediente seja cumprido dentro da lei e de forma correta, além de fornecer dados para a folha de pagamento da equipe.

O relógio de ponto pode ser cartográfico ou eletrônico e, nesse último caso, feito através de um cartão magnético ou biometria que podem ser acompanhados por um sistema de relógio de ponto que muitas vezes oferece opções 100% online.

Assim, sendo um tópico de extrema importância e causador de muitas dúvidas como em qualquer outro assunto relacionado aos direitos trabalhistas, preparamos este guia para ajudar sua equipe a entender mais sobre o relógio de ponto e os sistemas que auxiliam no tratamento e na gestão desses dados.

O que é um relógio de ponto?

É um dispositivo utilizado para controlar as horas trabalhadas de cada colaborador de um negócio. A ferramenta é bastante utilizada, uma vez que todas as empresas com mais de 20 funcionários possuem a obrigação de acompanhar a jornada de trabalho de seus colaboradores.

A legislação trabalhista exige que as instituições monitorem o expediente de seus funcionários para garantir que suas jornadas permaneçam dentro do limite permitido, assim como para que todas as horas extras sejam remuneradas ou compensadas em regime de banco de horas corretamente.

O relógio de ponto pode funcionar de diversas formas, já que existem pelo menos dois tipos da ferramenta: o ponto mecânico e o eletrônico, com cartão magnético ou biometria, além de existir também uma variação digital do relógio com a mesma finalidade e benefícios extras.

Veja mais detalhes a seguir!

5 tipos de relógio de ponto

1.  Relógio de ponto cartográfico

Depois do livro-ponto, esse é o mais comum e antigo da nossa lista, já que ele é um modelo analógico de controlar o expediente de alguém. O relógio de ponto cartográfico funciona assim: cada funcionário possui um cartão, então, quando der o ponto de entrada, intervalo e saída, esse objeto deve ser inserido no equipamento.

Quando o ponto é batido, o equipamento faz a impressão dos registros de entrada, horários de intervalo e saída no cartão, separando por cores diferentes os horários que estão dentro da regularidade e os horários que saem dessa métrica.

Embora seja simples, o relógio cartográfico não é indicado, principalmente para empresas maiores, isso porque abre margem para erros e adulterações, além de exigir manutenção constante e gastos com trocas de cartões com frequência.

2.  Relógio de ponto eletrônico

O ponto eletrônico online pode funcionar através do uso de um cartão magnético individual ou por meio da biometria dos colaboradores de uma empresa. Veja como cada um deles funciona.

3.  Cartão magnético

Nesse tipo de controle, o cartão de papel é substituído pelo cartão magnético e individual de cada funcionário, assim, no momento em que ele aproxima ou passa o cartão no equipamento, o ponto é batido e armazenado na memória do aparelho.

Ainda que seja um modelo intermediário, ele é incapaz de identificar se o ponto está sendo batido pelo titular do cartão, o que ainda não garante segurança à empresa e ao trabalhador. Porém, ao contrário do modelo cartográfico, não exige a reposição de cartões e muita manutenção.

4.  Biometria

Para preencher o vazio deixado pelos modelos anteriores, o ponto eletrônico por biometria chega para dispensar o uso de cartão e proporcionar segurança aos envolvidos, já que o ponto é batido com o próprio dedo do colaborador, cadastrado uma única vez no sistema de controle.

De modo geral, tanto o cartão magnético quanto a biometria podem ser feitos em uma mesma máquina e acompanhados por um sistema de relógio de ponto, o que permite o tratamento dos dados recolhidos de forma mais eficiente.

5.  Relógio de ponto digital

Atualmente, quase todas as funções podem ser executadas no meio digital e com o ponto de seus funcionários não é diferente. Aqui, a jornada de trabalho é controlada pela geolocalização, permitindo que os colaboradores do seu negócio batam o ponto pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel.

Para isso, basta que o aplicativo do sistema de relógio de ponto seja instalado pelo colaborador ou que a plataforma do mesmo serviço seja aberta em seu computador para que o registro possa ser feito.

Nesse caso, você proporciona mais comodidade aos envolvidos, evita correria no final do expediente e ainda faz o controle de ponto em tempo real - fora todas as outras vantagens que um sistema de ponto pode reunir para o setor de RH e para a equipe de Gestão de Pessoas.

Falando nisso, o que você acha de conhecer mais sobre o funcionamento de um sistema de relógio de ponto e aprender como escolher o melhor para a sua empresa? Continue a leitura e descubra!

Como funciona um sistema de relógio de ponto?

Ele funciona através da utilização de um software que coleta, trata e analisa, em tempo real, os dados de ponto de cada colaborador de uma empresa, otimizando inclusive o fechamento de ponto de cada membro da equipe.

Como escolher um sistema de relógio de ponto?

Para escolher um sistema de ponto será preciso seguir um pequeno passo a passo, como o seguinte:

Entenda como um sistema com essa finalidade funciona, assim, você poderá julgar se as opções disponíveis podem ser consideradas.

  1. Analise se o serviço é compatível com as necessidades da sua equipe.
  2. Compare o conjunto de benefícios que cada uma das opções oferece.
  3. Assegure-se de que o sistema de relógio de ponto está de acordo com a lei.
  4. Confira se a interface da plataforma e do aplicativo é amigável e intuitiva.

Para que serve o sistema de relógio de ponto?

Ele serve para tornar o processo de registro de horas trabalhadas mais prático e seguro e também para evitar que o mau gerenciamento da jornada de trabalho cause problemas judiciais ou seja responsável por gargalos financeiros.

Além disso, ele pode facilitar o fechamento da folha de pagamento, medir a assiduidade dos colaboradores e aumentar a produtividade do time de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas de uma organização.

Vantagens do controle de relógio de ponto

  • Tornar o processo de registro de ponto mais seguro.
  • Fazer o controle de ponto em tempo real.
  • Proteger a empresa contra possíveis processos trabalhistas.
  • Facilitar o fechamento da folha de pagamento.
  • Tomar decisões com base em dados corretos, sem possibilidade de adulterações.

Quais são os tipos de sistemas de relógio de ponto?

São três os modelos oficiais de sistemas de relógio de ponto:

REP- C

Registro eletrônico de ponto convencional.

REP-A

Registro eletrônico de ponto formado por um conjunto de equipamentos e programas de computador que são usados para o registro da jornada de trabalho.

REP-P

Sistema de registro eletrônico de ponto feito através de um programa, incluindo coletores de marcações, armazenamento do registro de ponto e programa de tratamento de ponto, além de funções extras disponibilizadas por cada sistema.

Lembrando que o REP-P precisa ter a certificação do Instituto Nacional da Propriedade Individual para funcionar legalmente.

O download da Planilha de Horas completa começou automaticamente.

Caso não tenha iniciado,
clique aqui para baixar.

O que diz a lei sobre o sistema de relógio de ponto?

O ponto eletrônico foi regularizado, inicialmente, pela Portaria nº 1.510, publicada em 2009 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Porém, em 2021, ela foi substituída pela Portaria nº 671, publicada também pelo mesmo órgão. Ela trata de diversos assuntos, como:

  • Carteira de Trabalho e registro dos trabalhadores
  • Aprimoramento profissional
  • Jornada de trabalho nas atividades insalubres
  • Mudanças no controle de ponto
  • Consolidação de modalidades de registro eletrônico
  • Assinatura eletrônica do ponto
  • Fim da obrigatoriedade do acordo coletivo para adoção de sistemas alternativos
  • Maior detalhamento no espelho de ponto

Esclarecendo o que nos diz respeito, a nova portaria consolidou as modalidades de registro eletrônico de ponto em “REP”, antes considerados sistemas de pontos alternativos. Portanto, atualmente existem três modelos oficiais: o REP-C, o REP-A e o REP-P, como visto acima.

A portaria também tornou obrigatória a emissão de comprovante de marcação para o colaborador, seja em formato impresso ou eletrônico. O problema era encontrado principalmente no registro de ponto online. Aliás, também será exigido maior detalhamento no espelho de ponto.

Também não haverá necessidade de realizar acordo ou convenção coletiva para autorizar o registro de ponto por meio de sistemas alternativos no caso de REP-P.

Como o sistema de ponto eletrônico da Coalize pode ajudar?

O sistema de ponto eletrônico da Coalize oferece relógio magnético, biométrico e digital em que o dispositivo do colaborador serve de ferramenta para o registro do ponto. Mais do que isso, a nossa solução oferece todos os benefícios que você conferiu acima.

O controle de ponto é feito em tempo real, evitando erros e fraudes ao marcar o horário do registro, o que impede também que custos dispensáveis sejam contabilizados, já que o gestor é avisado e pode aceitar ou recusar a execução quando uma hora extra é solicitada.

Do mesmo modo, os gestores podem recolher atestados digitalmente, configurar diferentes escalas de trabalho, controlar o banco de horas, gerir folgas e férias e, além de tudo, gerar a folha de pagamento de maneira automática.

Agora é com você: aposte no melhor tipo de relógio de ponto para o dia a dia da sua empresa e, se possível, conte com um sistema de relógio de ponto para potencializar os seus resultados!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração