O controle de horas trabalhadas é indispensável para a organização de pessoal e financeiro da sua empresa e, atualmente, essa atividade rotineira pode ser feita de forma prática, rápida e segura com a ajuda de sistemas próprios para a tarefa.
Só que nem todo mundo já aposta em métodos verdadeiramente eficientes e tem quem ainda opte pelo preenchimento manual de planilhas ou folhas de ponto, o que pode levar a erros, fraudes e mais trabalho no fim do mês.
Mas não se preocupe: neste artigo, você encontrará informações e dicas valiosas para fazer todo esse monitoramento de forma mais simples com um empurrãozinho da tecnologia!
Qual é a importância de controlar a jornada de trabalho?
Toda empresa com mais de 20 funcionários é obrigada, pelo artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a controlar a jornada para calcular o salário-base e as horas extras de seus trabalhadores, ou seja, além de ser um recurso importante para manter a sua empresa legalizada, você evita erros nos pagamentos e processos trabalhistas.
O mesmo vale para organizações que têm menos de 20 trabalhadores e que optam pelo controle porque querem evitar dores de cabeça e desperdício de recursos!
Isso sem mencionar também o apoio que o controle dá na hora de planejar escalas de trabalho.
Controle de horas trabalhadas e apontamento de horas: existe diferença?
Sim, existem diferenças entre controle e apontamento de horas trabalhadas. O primeiro é o registro do tempo total em que o colaborador esteve no trabalho, o que inclui horas regulares, extras e intervalos, enquanto o apontamento consiste no registro mais detalhado das atividades realizadas e se assemelha a uma descrição das tarefas, projetos ou clientes atendidos durante um intervalo de tempo determinado.
Entenda melhor com o exemplo abaixo.
Apontamento de horas | |
Funcionário: João Silva Data: 01/04 | |
Horário | Atividade(s) |
09h - 10h | Abertura da loja e organização do ambiente de trabalho |
10h - 12h | Atendimento aos clientes, auxiliando-os na escolha de produtos e realizando vendas |
12h - 13h | Intervalo para o almoço |
13h - 15h | Reposição de estoque e arrumação das prateleiras |
15h - 17h | Atendimento aos clientes, realizando trocas de produtos e fornecendo informações sobre promoções |
17h - 19h | Fechamento da loja, registro de vendas do dia e organização do caixa |
Percebe que o resumo acima indica o início e término de cada atividade? Essa é a principal particularidade do apontamento e, apesar de ser uma prática recomendada em alguns negócios, ao contrário do controle de jornada, o apontamento de horas não é obrigatório.
E como fazer controle de horas trabalhadas sem errar?
Os Registradores Eletrônicos de Ponto Convencionais (REP-C) e os Alternativos (REP-A) são alguns dos modelos mais indicados para fazer um controle de horas trabalhadas de forma eficiente e sem dores de cabeça.
Ao contrário do formato manual, com registros feitos à caneta e em papel impresso que podem ser facilmente rasurados ou danificados, o controle por software ou relógio de ponto é muito mais prático e seguro, justamente porque conta com suporte da tecnologia.
Ainda assim, não há nada de errado em começar a mudar as coisas por aí contando com uma planilha de controle das horas trabalhadas, mas, à medida que um negócio crescer, não deixe de migrar para um app que faça o controle de jornada por você ou pelo seu RH, liberando todo mundo para atividades mais estratégicas.
Essa última opção, inclusive, pode ser usada para monitorar as horas de quem trabalha home office, então, antes de ir, que tal conhecer uma ferramenta que vai facilitar o seu dia a dia e aprender como fazer um controle eficiente através dela?
Como fazer o controle de horas trabalhadas com a Coalize
Comece o seu período gratuito de teste na Coalize e tenha acesso a funcionalidades que facilitam processos de admissão e demissão, controle de banco de horas, fechamento da folha de pagamento, organização de férias e licenças. Tudo isso centralizado em um único lugar.
Ao capacitar seus funcionários para usarem a ferramenta, você pode acompanhar os registros de horas e fazer o controle de ponto diretamente do seu painel no aplicativo. Os dados são computados em tempo real, e sua equipe também pode solicitar a realização de horas extras, fazer upload de atestados e outros documentos e pedir folgas e férias direto pelo sistema.
Com a plataforma para gestão de funcionários da Coalize, você e o seu time ganham mais facilidade, praticidade e menos “voltinhas” até o Departamento Pessoal para resolver burocracias. Solicite uma demonstração gratuita e veja, na prática, como um sistema de controle de horas trabalhadas online pode otimizar a gestão do tempo e os processos na sua empresa.
Deixe seu comentário