O esquecimento do registro de ponto no trabalho é um acontecimento comum e que assombra muitas empresas mundo afora. Ele pode ter consequências sérias para os funcionários também, dependendo das políticas internas de cada organização, resultando em descontos no salário, advertências ou medidas disciplinares.
Para um colaborador justificar o esquecimento, é importante comunicar imediatamente o ocorrido ao departamento responsável ou ao supervisor direto, explicando o motivo da ausência da marcação.
E tanto aos que trabalham quanto aos empreendedores, o registro de ponto é mais do que uma formalidade: é uma obrigação legal e um elemento básico para manter as operações em conformidade.
Neste artigo, aprenda a lidar, sem complicações, com os esquecimentos na hora de marcar ponto e veja como uma postura positiva que busca extinguir a ocorrência desses deslizes pode dar mais solidez e manter a transparência esperada de um bom controle de jornada.
O que acontece se esquecer de bater o ponto?
Empregador e empregado precisam entender as consequências do esquecimento do registro de ponto, afinal, os dois terão de lidar com desdobramentos, que vão desde questões salariais até o risco de o problema afetar o clima no ambiente de trabalho negativamente.
Para o colaborador, há a possibilidade de perder suas horas extras trabalhadas, o que impacta diretamente no pagamento do salário, sem falar dos problemas administrativos envolvendo advertências e suspensões.
Para a empresa, não fazer o controle de ponto de forma precisa torna difícil gerenciar os turnos, o que eleva muito a probabilidade de enfrentar desafios financeiros – com gastos exagerados nos pagamentos de adicionais – e legais diante da Justiça do Trabalho.
A legislação brasileira, especificamente a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estabelece que empresas com mais de 20 empregados são obrigadas a controlar a jornada de cada funcionário com carteira assinada, o que inclui o registro das horas de entrada, intervalo e saída.
E vale o destaque: cada empresa deve criar e seguir políticas internas relacionadas ao registro de ponto e o tratamento de esquecimentos, que devem ser ajustadas à CLT para garantia de contratações mais justas e saudáveis.
Esqueci de bater o ponto: e agora?
Quando alguém esquece de registrar o ponto, é fundamental agir de imediato ou o quanto antes, assim que lembrar, principalmente porque, de acordo com a CLT, a falta de registro pode levar a descontos no pagamento do dia, que acaba não computado.
Para resolver o problema, siga as políticas internas da empresa, que vai variar de acordo com quando o esquecimento aconteceu: se num intervalo, na entrada ou na saída de funcionários.
Esqueci de registrar o ponto na entrada: o que fazer?
O esquecimento do registro na entrada do colaborador pode ser resolvido de forma simples: basta procurar o(a) responsável pelo controle de ponto e explicar o ocorrido, para que ele(a) faça a inserção manual do horário de início da jornada, evitando pôr a perder o dia trabalhado.
Geralmente, a empresa fornece um formulário ou uma ficha de ocorrência que deve ser preenchido nesses casos e, se for parte política interna, o funcionário pode ser notificado com uma medida administrativa que visa proteger juridicamente a organização.
Esqueci de registrar o ponto na saída: como resolver?
Se o esquecimento da marcação de jornada ocorreu no momento da saída, cabe ao colaborador contatar o responsável pelo registro de ponto o quanto antes – imediatamente, pelo celular, por e-mail ou depois de chegar no dia seguinte – e explicar o que aconteceu.
Assim como para esquecimentos de registro na entrada, um registro manual do horário de saída deve ser preenchido, acompanhado de uma justificativa apropriada, necessária para assegurar, por exemplo, o direito a receber por eventuais horas extras trabalhadas no dia.
Esquecimento de ponto pode ser descontado?
O funcionário que esquece de registrar o ponto pode ter desconto no tempo não registrado se essa for a política interna da empresa, o que vai afetar o seu salário caso nenhuma iniciativa para solucionar o problema seja tomada.
Porém, antes do desconto existem várias outras alternativas! As organizações podem e devem contar com diretrizes específicas para tal situação, incluindo aplicação de advertências verbais e por escrito e campanhas de conscientização sobre a importância dos registros.
A legislação trabalhista não prevê regras estritas para descontos, mas se o esquecimento da marcação configurar uma falta, a empresa pode deixar de pagar esse dia “perdido” já que não há como provar o cumprimento da jornada.
Qual o impacto do esquecimento de ponto na folha de pagamento?
Para além do possível não pagamento das horas não contabilizadas, esquecer de bater o ponto também influencia no cálculo de benefícios como adicional noturno e banco de horas, porque a folha de pagamento de cada um deles é baseada em registros precisos de tempo trabalhado.
Outro impacto negativo pode ser as disputas judiciais longas, caras e feias que acontecem quando nem um lado e nem o outro age para corrigir a questão.
Via de regra, os dois lados envolvidos na relação trabalhista sofrem impactos, a exemplo dos listados abaixo.
- Descontos salariais: em muitos casos, o esquecimento de ponto pode resultar em descontos no salário correspondente ao dia não registrado, que pode ser computado como falta.
- Perda de horas extras: se a falta do ponto levar a horas extras não registradas, o trabalhador pode perder o pagamento adicional ao qual teria direito.
- Anotação de faltas e atrasos: o esquecimento de ponto pode levar ao registro de faltas ou atrasos, afetando eventuais avaliações de desempenho e produtividade.
- Desafios no processamento da folha de pagamento: o departamento responsável pela contabilidade pode ter dificuldades ao processar a folha de pagamento por conta da falta de registros precisos.
- Falta de adequação às leis trabalhistas: a empresa precisa garantir o cumprimento das leis trabalhistas e das políticas internas e o esquecimento foge disso. Se ele acontecer pontualmente, ao lidar com o problema, também será necessária a adequação – em especial na condução da gestão das horas extras.
- Necessidade de justificação e comunicação: o setor terá que lidar com as justificativas dos funcionários e implementar medidas corretivas, se necessário.
E por falar em necessidade de justificação, é bom destacar em que termos ou até que ponto ela funciona!
Como justificar o esquecimento de registro de ponto?
Para evitar sanções e até mesmo os temidos descontos, um bom motivo, apresentado por escrito pelo colaborador, pode explicar o esquecimento. A justificativa precisa ser coerente para ser válida, como problemas técnicos com o sistema, emergências ou tarefas inesperadas que impediram a marcação correta.
Quer um bom exemplo?
“No dia [data], eu, [Fulano(a) de Tal], estava envolvido(a) em uma reunião de emergência com o(a) cliente [nome do(a) cliente], que foi essencial para garantir a satisfação com a marca e fechar um acordo importante. Essa reunião se estendeu além do meu horário regular de saída e, infelizmente, não consegui marcar o ponto de saída no sistema de registro. Solicito a correção da anotação na minha folha de ponto e me coloco à disposição para fornecer mais detalhes, se necessário.” |
Justificar o esquecimento em tempo hábil e de modo adequado pode evitar que medidas administrativas sejam tomadas pela organização contratante, como a formalização de uma advertência verbais e por escrito que pode pesar negativamente no histórico profissional.
É válida a advertência por esquecer de registrar o ponto?
A aplicação de advertência por não registrar o ponto é uma prática comum em várias empresas, no entanto, a validade dessas advertências precisa se enquadrar na legislação e nas políticas internas pré-estabelecidas.
A CLT não proíbe a aplicação de advertências por falta de marcação de ponto, atrasos constantes ou registro inadequado da jornada, mas é necessário que elas sejam proporcionais e justas, e isso deve estar bem claro para todos os integrantes da organização.
A medida deve seguir um processo disciplinar estabelecido pela organização que não prejudique os funcionários e nem os prive de uma defesa apropriada, e pode evoluir de advertências verbais para as escritas e das escritas para suspensões se o esquecimento persistir.
Segundo o artigo 482 do decreto, que trata das razões para demitir funcionário por justa causa, um comportamento desleixado e frequente no que diz respeito à marcação de ponto pode caracterizar postura prejudicial ao serviço e virar motivo para demissão.
Em contrapartida, a Portaria 671, documento do Ministério do Trabalho que regulamenta em definitivo os sistemas e instrumentos de monitoramento de jornada, determina que nenhum sistema de controle de ponto deve restringir a marcação e que, portanto, em hipótese alguma é permitido o bloqueio do ponto por parte das empresas.
Então, mesmo que um funcionário esqueça de registrar sua hora de entrada, saída ou intervalo, ele não pode ser impedido de fazer a marcação assim que conseguir, desde que comunique a gestão para diminuir os transtornos administrativos e suas consequências.
Como evitar esquecer o registro de ponto?
A implementação de sistemas modernos de controle de jornada pode resolver o problema, garantindo maior precisão e facilidade na hora de autenticar os horários de qualquer lugar.
E gestores também podem incentivar uma rotina sólida de marcação de horários com algumas estratégias para evitar o esquecimento de registro de ponto, a exemplo das listadas a seguir.
6 melhores estratégias para melhorar o registro de ponto e dar adeus aos esquecimentos!
A prevenção é sempre a melhor solução, então, anota aí!
1. Estabeleça um local ideal para o registro
Para os controles de ponto por relógio físico como o REP-C, designe uma estação de registro de ponto de fácil acesso para todos os funcionários, preferencialmente na rota habitual de chegada e saída do local de trabalho.
2. Certifique-se de fornecer a tecnologia necessária para a marcação
Controles no formato REP-A ou REP-P dependem de computadores, tablets ou celulares com memória e processamento adequados. Forneça-os ou garanta que seus colaboradores os tenham e utilizem adequadamente.
3. Crie uma cultura de registro pontual
Promova uma cultura organizacional que valorize o registro pontual do ponto, destacando sua importância nas comunicações internas, em banners e avisos espalhados pelo espaço físico e também nas reuniões de equipe.
4. Recompense e reconheça quem registra a jornada da forma correta
Ofereça incentivos ou reconhecimento aos funcionários que mantêm um registro de ponto preciso e consistente, estimulando o cumprimento das políticas internas.
5. Utilize lembretes e notificações
Implemente sistemas de lembretes e notificações para os funcionários registrarem o ponto. Ferramentas de mensagens automáticas via WhatsApp, por exemplo, ajudam a lembrar o momento correto de marcar o ponto, garantindo maior precisão e evitando esquecimentos.
6. Adote um sistema de ponto digital
Um excelente investimento para sua empresa é a automatização do registro de jornada, como sistemas de controle de ponto por aplicativo, para tornar o processo mais simples, se apropriando de uma ferramenta que está, mais do que nunca, na palma da mão de todo profissional.
O registro de ponto eletrônico é mais do que um hábito: ele se torna uma base para a conformidade legal e o equilíbrio financeiro dos negócios. Não deixe o esquecimento da marcação do ponto ser uma pedra no sapato de ninguém!
Compartilhe esse conhecimento e este artigo com sua equipe para construir um ambiente de trabalho mais eficaz e eficiente, beneficiando seu time e sua organização.
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