Para criar uma tabela de horário de trabalho de segunda a sábado e implementar no cotidiano de colaboradores da sua empresa, leve em consideração intervalos, folgas e o máximo de 44 horas que podem ser trabalhadas por semana, conforme previsto na CLT.
Pense que, seguindo essa tabela, os funcionários permanecerão à disposição da empresa durante oito horas diárias entre segunda e sexta-feira e por quatro horas aos sábados e seguirão a escala conhecida como 6x1, trabalhando seis dias consecutivos e folgando um.
O cenário pode mudar se estiver determinado por acordo individual ou coletivo ou até mesmo por convenção coletiva que o máximo de horas a serem cumpridas por uma equipe ou todos os membros da corporação é menor do que 44.
Neste artigo, você descobre mais informações sobre o que a legislação trabalhista diz a respeito da escala 6x1, especificamente, e confere um modelo de tabela para controlar os horários dentro desse formato. Boa leitura!
Quais são as regras para a carga horária de colaboradores?
As leis que determinam como deve ser a carga horária e a jornada de pessoas que trabalham com carteira assinada são o artigo 58 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o artigo 7 da Constituição Federal.
Se você é empreendedor e está construindo uma equipe para a sua empresa ou já tem a responsabilidade de administrar um time, busque estudar essas duas normativas de forma aprofundada antes de tomar qualquer decisão.
A CLT diz que a jornada de trabalho diária não pode ultrapassar oito horas, mas também prevê a possibilidade de duas horas extras, no máximo, todos os dias. Já a Constituição determina que a jornada semanal precisa ter 44 horas totais e não mais do que isso.
Então, sempre desenvolva escalas ou turnos com base nesses três pontos.
Você pode, por exemplo, estabelecer uma jornada de oito horas e 48 minutos para os seus colaboradores trabalharem apenas de segunda a sexta-feira e não trabalharem aos finais de semana.
Outra alternativa é estabelecer escalas de trabalho que fujam das mais tradicionais a partir de acordos e convenções.
Seja qual for o formato escolhido, é fundamental deixá-lo registrado no contrato de trabalho de todos os funcionários, a fim de oficializar a carga horária que deve ser cumprida por eles. Além disso, uma boa forma de fazer essa organização é gerindo os turnos através de uma planilha de escala de trabalho grátis.
De agora em diante, falaremos especificamente da escala 6x1, adotada por empresas cujos funcionários trabalham de segunda-feira a sábado.
Como funciona a carga de horário de trabalho de segunda a sábado?
As jornadas de trabalho que acontecem de segunda a sábado levam em consideração a carga horária máxima semanal permitida por lei – de 44 horas – e a obrigatoriedade de um descanso semanal de pelo menos 24 horas, além dos intervalos.
Existe um descanso semanal obrigatório?
O descanso semanal pode ocorrer em dias variados e não especificamente aos domingos, desde que respeite toda e qualquer definição feita entre as partes envolvidas no contrato ou entre empresa e sindicatos.
Mesmo assim, está definido igualmente pela lei que trabalhadores com carteira assinada devem ter pelo menos um domingo de folga todos os meses.
A folga obrigatória recebe o nome de Descanso Semanal Remunerado e podemos tratá-la como uma garantia para todos os trabalhadores que cumprem a sua carga horária sem faltas ou atrasos não justificados.
Além do descanso, atenção para os intervalos
Jornadas de segunda a sábado devem incluir também horários de intervalo, como o tempo do chamado "intervalo interjornada", um descanso de pelo menos 11 horas entre o final de um período trabalhado pelo funcionário e o início do próximo.
Outra pausa levada em consideração é o intervalo intrajornada de, no mínimo, uma hora e no máximo duas dentro do período diário de atuação. O tempo desse intervalo varia conforme a carga horária de cada colaborador.
Saiba que o intervalo intrajornada pode ser negociado
Desde a Reforma Trabalhista de 2017, acordos individuais ou coletivos permitem, ainda, a negociação desse período de descanso do trabalhador enquanto ele estiver cumprindo com a sua carga horária diária.
É possível reduzir o intervalo intrajornada para apenas 30 minutos se empregador e empregado concordarem com isso. Caso a redução aconteça, a empresa pagará adicional de 50% em cima do restante do tempo que seria destinado a descanso, mas foi trabalhado.
Uma observação importante: em jornadas de trabalho de até quatro horas, esse mesmo intervalo será de, no mínimo, 15 minutos. Então, pessoas que trabalham em escala 6x1, aos sábados, não necessariamente fazem o mesmo tempo de descanso que durante a semana.
Cabe, novamente, ao empregador e empregados definirem se a carga horária será maior no sábado para que o intervalo intrajornada tenha pelo menos uma hora como nos outros dias ou se os horários de entrada, saída e descanso serão diferentes.
Vamos a um exemplo de como montar uma tabela de horário de trabalho no modelo 6x1?
Tabela de horário de trabalho de segunda a sábado
Conforme o prometido, trouxemos para você um modelo de tabela simples que ajuda na definição do horário de trabalho dos colaboradores que atuam entre segunda-feira e sábado em uma empresa.
Esse modelo pode ser adaptado conforme a realidade da sua organização e de suas equipes.
Para desenvolvê-lo, levamos em consideração todas as leis trabalhistas citadas e um cenário no qual o colaborador:
- trabalha de segunda a sexta-feira, cumprindo oito horas diárias;
- trabalha quatro horas todos sábados;
- faz um intervalo intrajornada de uma hora durante a semana; e
- folga aos domingos.
Com base nesses aspectos, chegamos à tabela que você vê abaixo.
Relembrando que, em consequência da jornada de no mínimo quatro horas aos sábados, o intervalo nesse dia poderia aparecer menor na tabela, desde que fosse de 15 minutos pelo menos. Consequentemente, o tempo trabalhado também diminuiria.
Para ter certeza de que tudo está correndo como o planejado e esperado, o melhor que você pode fazer é controlar as marcações de ponto contando com uma ferramenta que atenda às necessidades do seu negócio.
Como controlar horários na jornada de segunda a sábado?
Recomendamos que você faça o controle da carga horária de cada trabalhador da sua empresa por meio de um sistema de ponto eletrônico desenvolvido e implementado por uma marca já reconhecida no mercado.
É através dessa ferramenta que você conseguirá economizar dinheiro, pagando menos horas extras, além de evitar dores de cabeça na gestão de pessoas e até mesmo problemas na justiça relacionados a causas trabalhistas.
Como vimos, apesar de tratarmos somente de um formato de escala específico no decorrer do artigo, muitas são as regras a respeito da carga horária. Então, faça o que for possível para garantir que todos estejam respeitando cada uma delas.
Deixe seu comentário