Turno rotativo é uma modalidade de trabalho que permite que o funcionário de determinada empresa complete sua jornada em diferentes períodos ao longo do mês, trabalhando de manhã, à tarde, à noite e/ou aos finais de semana, conforme combinado com quem o contrata.
Essa modalidade é mais comum em negócios que necessitam manter uma rotina contínua de funcionamento ou em estabelecimentos que ficam abertos 24 horas por dia, por exemplo, como vários que pertencem às áreas da saúde, hotelaria e agricultura.
Adotar a alternativa ajuda empreendedores a garantirem que suas empresas funcionem continuamente. Só que caberá aos próprios empreendedores administrá-la corretamente se quiserem garantir um melhor desempenho dos profissionais de cada turno.
Além de criarem escalas justas para todos os funcionários!
Tudo isso pode parecer um desafio, mas não é. Estamos aqui para ajudar você a entender tudo sobre o assunto. Vem com a gente?
O que é um turno rotativo e como funciona?
O turno rotativo é um modelo de trabalho que permite que os funcionários de determinada empresa possam completar suas jornadas em diferentes períodos e dias do mês, dentro do que estiver combinado entre eles e seus contratantes.
Ele serve como uma ferramenta poderosa para garantir que colaboradores não caiam no cansaço da rotina, por exemplo, e para ter um número suficiente de pessoas trabalhando em períodos de mais movimento ou com mais atividades acontecendo.
Vamos supor que a sua empresa possua três funcionários, abra três vezes na semana e que o horário noturno é o que tenha maior movimento de clientes, em oposição ao período da manhã, com menos pessoas procurando pelos produtos ou serviços oferecidos.
Nesse caso, você poderia pensar em uma escala com turnos rotativos mais ou menos assim:
Funcionário 1 | Funcionário 2 | Funcionário 3 | |
Dia 1 - Manhã | X | ||
Dia 1 - Tarde | X | X | |
Dia 1 - Noite | X | X | |
Dia 2 - Manhã | X | ||
Dia 2 - Tarde | X | ||
Dia 2 - Noite | X | X | X |
Dia 3 - Manhã | X | ||
Dia 3 - Tarde | X | ||
Dia 3 - Noite | X | X | X |
Perceba, no exemplo, que todos os funcionários trabalham em cada um dos três dias, mas em horários diferentes e com uma divisão de turnos feita de forma justa tanto para eles quanto para os negócios.
E ainda há muito mais a se falar sobre o tema! Confira outras informações abaixo.
Quais são os tipos de turnos rotativos?
Existem várias maneiras de escalar funcionários dentro de uma empresa e a melhor é aquela que atende às necessidades dos negócios e às possibilidades de cada colaborador. Geralmente, a escolha fica entre divisões em três turnos, turnos alternados ou turnos da manhã e da tarde.
Cada negócio funciona de uma forma diferente e possui um número distinto de funcionários, o que impacta diretamente no formato ideal de escalas. Então, muitas variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados na sequência ou os períodos de cada dia.
Elencamos a seguir os principais formatos de turno rotativo, para que você confira qual é o mais adequado e possa adotá-lo por aí.
Turnos rotativos de 8 horas (três turnos)
Empresas que fazem a opção da divisão de seus funcionários em três turnos de trabalho distintos acabam girando todos os colaboradores a cada 8 horas. Os três turnos equivalem aos três diferentes períodos do dia: matutino, vespertino e noturno.
Turnos alternados
Esse formato é adotado quando colaboradores, em acordo com suas respectivas empresas, decidem por trabalhar em determinado período num dia ou numa semana e, no próximo dia ou na próxima semana, trocam seus horários com os de outros funcionários.
Um funcionário que trabalhar, por exemplo, manhã-tarde em determinado dia, poderá trabalhar tarde-noite ou noite-manhã no outro.
Turnos da manhã e da tarde
Aqui, os funcionários trabalham uma semana de manhã e uma semana à tarde, dentro do que combinarem com suas empresas. A ideia é que eles tenham mais flexibilidade para seus afazeres do dia a dia e mais liberdade para cumprir com compromissos pessoais também.
Perceba que todas as alternativas são benéficas para os dois lados, não é? Além de apresentá-las, achamos que vale trazermos também alguns padrões mais usados no mercado para você conhecer. Continue a leitura.
3 padrões de turnos rotativos usados no mercado
Padrão 5x2
Neste modelo, é mais comum que os funcionários trabalhem cinco dias seguidos em qualquer um dos modelos de turnos rotativos que trouxemos anteriormente e descansem nos outros dois dias da semana.
O formato é conhecido também como "escala 5x2" – a mais tradicional ainda adotada – que acontece em horário comercial geralmente –, mas nem todos os empreendedores sabem que podem aplicá-lo para a construção de escalas e turnos também.
Padrão 6x2
O padrão ou a escala 6x2 trata do trabalho durante seis dias seguidos e do descanso por outros dois, geralmente o domingo e a segunda-feira, e só se adequa à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quando existem turnos ou escalas a serem cumpridos.
Ele costuma ser usado em empresas que precisam de pelo menos dois funcionários trabalhando diariamente.
Padrão 4x3
É um dos modelos que mais exige o trabalho em turnos rotativos pré-estabelecidos por cada empresa em acordo com os seus funcionários, porque tem menos dias trabalhados na semana – quatro, para sermos mais exatos, e outros três de descanso.
Esse formato também se destaca por proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores, assim como outros parecidos com ele, em que os períodos de dias "úteis" seguidos são menores do que os que estamos habituados.
Agora que você já conhece as principais possibilidades de regime de turno, deve estar se perguntando quais são os benefícios e desafios disso tudo para a sua empresa. Vamos às respostas?
Benefícios e desafios de trabalhar em um turno rotativo
Como qualquer outro formato de escala ou organização dos dias de trabalho dentro de uma empresa, os diferentes modelos e as várias possibilidades de giros de funcionários em um mesmo dia, mês ou semana têm suas vantagens e seus desafios. Veja quais são!
Benefícios do turno rotativo
Existem três principais vantagens da adoção do turno rotativo e elas podem ser distribuídas entre pontos positivos para as empresas e pontos positivos para os funcionários.
- Flexibilidade: é um ponto positivo dos turnos rotativos para os funcionários, já que eles não têm dias ou períodos fixos de trabalho e podem variar seus horários de entrada e saída no decorrer de uma semana ou de um mês.
- Rentabilidade: ponto positivo para as empresas! Girar a força de trabalho ajuda a gastar menos dinheiro com horas extras e a aumentar os lucros em decorrência do aumento da produtividade.
- Sair da rotina: algo bom, principalmente, para colaboradores que não gostam de se sentir presos a um determinado horário de trabalho, que tenham mais afazeres pessoais ou que queiram abandonar a "mesmice".
E, como você leu um pouco mais acima neste artigo, também existem alguns desafios que precisam ser acompanhados de perto para garantir a melhor manutenção do formato.
Desafios do turno rotativo
Montar escalas justas e que façam sentido para o seu negócio pode ser desafiador, além de exigir uma atenção redobrada em relação ao número de funcionários disponíveis para cada setor e cada período de trabalho.
Outro desafio da modalidade está na comunicação transparente entre contratantes e contratados em um alinhamento coerente para que todos fiquem satisfeitos com o que acabar definido em relação à jornada.
Por essas e outras razões, os turnos rotativos precisam ser acompanhados de perto e monitorados regularmente.
Confira algumas dicas para superar qualquer complicação:
- Atente-se aos horários de pico do seu negócio e tente colocar mais pessoas para trabalharem nesses períodos.
- Programe a escala mensalmente ou até semanalmente, se preferir, e apresente-a com antecedência para seu time.
- Ouça o que os funcionários têm a dizer sobre suas rotinas dentro e fora da empresa e entenda o perfil e as necessidades de cada um.
Preocupe-se, ainda, com estar sempre dentro da lei e use a tecnologia a seu favor! Uma planilha com tabela de escala de trabalho pode ser uma super mão na roda nessas horas.
Como garantir a conformidade com as leis trabalhistas em um turno rotativo?
Basta trabalhar com transparência e organização que você conseguirá garantir que os turnos rotativos da sua empresa estejam de acordo com a lei. Além disso, faça questão de se adequar ao que diz o Art. 7 da Constituição Federal, especificamente em seu inciso XIV.
Segundo a lei:
- há um limite máximo de seis horas de trabalho por dia para cada turno;
- o funcionário deve ter pelo menos 24 horas de descanso por semana; e
- a remuneração será dobrada em dias de feriado.
Lembrando que qualquer pessoa que trabalhe em turnos tem os mesmos direitos de todos os outros colaboradores CLT.
Não deixe também de atribuir intervalos intrajornadas aos seus funcionários escalados para aquele período ou para aquele dia e priorize a folga aos domingos a cada sete semanas ou menos, como determinado pela Portaria 417/66 do Ministério do Trabalho.
Enfim, acerte no gerenciamento do banco de horas e tenha uma empresa completamente adequada às normas trabalhistas.
Como gerenciar o banco de horas em empresas com turnos rotativos?
Existem várias formas de gerenciar o banco de horas dos seus funcionários, mas a melhor, com certeza, é usar uma tecnologia feita exclusivamente para ajudar na gestão empresarial, como um sistema de ponto eletrônico que tenha recursos além do registro dos horários.
Com um sistema completo, você consegue definir a jornada de trabalho de todos os colaboradores e configurá-la de acordo com as regras do expediente de cada time ou da empresa no geral. Assim, o registro acontece exatamente de acordo com os turnos.
Além disso, também é possível ter o controle preciso de horas extras, receber e acessar, à distância, atestados médicos e outros documentos, gerir folgas e férias e automatizar a folha de pagamento para só imprimir e entregar.
Sem contar que essa tecnologia é mais fácil de usar do que você imagina!
Como utilizar tecnologia de gestão do turno rotativo?
O relógio de ponto digital e todos os seus recursos, quando oferecidos por uma empresa que entenda do assunto e seja reconhecida no mercado, fica disponível através de um aplicativo ou software, que pode ser instalado tanto no computador quanto no celular ou em tablets.
O passo a passo é bem simples:
- Escolha a melhor alternativa para os seus objetivos e faça o download nos aparelhos da empresa ou oriente seus funcionários a baixar o app para registrar horas de trabalho através da loja de aplicativos de seus próprios celulares.
- Depois, cadastre todos os colaboradores e dê a eles um nome de usuário e uma senha.
- Siga as orientações passadas pelo desenvolvedor da solução que você selecionar e faça uma semana de testes antes de colocá-la em uso definitivamente.
Após testar seu novo sistema, não esqueça de fazer uma apresentação sobre a novidade para todos os colaboradores e de esclarecer todas as dúvidas que surgirem. Viu só? Fica fácil pro gestor e pro trabalhador, que vai poder contar com a tranquilidade na hora de registrar o ponto. Todo mundo só tem a ganhar!
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