As vantagens do relógio de ponto eletrônico vão muito além da modernização da empresa que o adota. O recurso ajuda a desburocratizar todo o processo de gestão de pessoas e um controle de jornada feito através dele permite, aos empreendedores, tomar decisões mais assertivas sobre horas extras, por exemplo.
Sem contar que ajuda os colaboradores a manterem um nível de produtividade mais alto e aliado a uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional!
Essa ferramenta precisa estar adequada à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também ao que diz a Portaria 671/2021. É importante também que seja devidamente homologada, então, pesquise antes de adquirir e implementar qualquer solução por aí.
Durante a leitura deste artigo, você, com certeza, conseguirá ponderar o suficiente a questão custo-benefício para fazer a escolha certa!
Qual o objetivo do ponto eletrônico?
O objetivo do ponto eletrônico e, consequentemente, de sua implementação em uma empresa é digitalizar e simplificar o registro de horários de entradas, saídas e intervalos e a gestão de jornada como um todo, tanto para quem administra os negócios quanto para os colaboradores.
Essa ferramenta pode ser exemplificada pelo relógio biométrico, um aparelho que fica instalado no espaço físico da companhia e, além de permitir a marcação rápida, armazena os dados registrados com segurança, deixando-os à disposição de contratante e contratados através de comprovantes em papel ou armazenados em sistema.
Vale reforçar que existem algumas regras que ditam a obrigatoriedade do ponto eletrônico e que ele sempre precisa estar adequado à Portaria 671 e à CLT.
O que diz a Portaria 671 sobre ponto eletrônico?
A portaria, também chamada de nova Lei do Ponto Eletrônico, estabelece diversas diretrizes específicas para a adoção e utilização de relógio de ponto e encaixa esse recurso em um grupo reconhecido como REP-C – o dos Registradores Eletrônicos de Ponto Convencionais.
Ela também normatiza dois outros grupos de registradores, o REP-A e o REP-P, sobre os quais você pode ler mais em outro artigo publicado no blog da Coalize, sobre como funciona o relógio de ponto eletrônico.
Para além da Portaria 671, esteja ciente de que a CLT considera obrigatório o controle de jornada para qualquer empresa com 20 ou mais colaboradores trabalhando com carteira assinada.
Com tanta regra a ser seguida, por que não tentar facilitar a gestão de pessoas?
Qual a importância do ponto eletrônico?
A adoção do ponto eletrônico reduz ou até elimina problemas relacionados a ações trabalhistas e, a médio e longo prazo, diminui gastos desnecessários com o pagamento de horas extras e permite controlar melhor as escalas e férias dos funcionários.
Uma ferramenta como essa também minimiza riscos de erros e fraudes nos registros e representa modernização para a companhia que decide adotá-la, impactando até na visão dos clientes e de investidores sobre ela. De forma positiva, é claro.
E, se você estiver se perguntando, qual é a importância do registro de ponto para o colaborador, saiba que existem vários benefícios. O principal deles, sem dúvida, aparece no tão aguardado “pay day” – o dia do pagamento. Você conhecerá todos adiante.
Quais as vantagens do ponto eletrônico?
Nenhum centavo pago a mais ou a menos! Esse é um benefício do controle por relógio de ponto eletrônico que merece destaque. Outras vantagens incluem registros de jornada sem erros ou fraudes, acesso a planilhas automatizadas geradas pelo sistema para facilitação do fechamento de folha, tomadas de decisão mais assertivas por parte dos gestores e muito mais.
Confira a lista completa abaixo.
10 vantagens do controle de relógio eletrônico
Buscando informações diferentes das que já existem na internet para saber exatamente quais os benefícios da marcação de ponto com relógio eletrônico? Conheça uma dezena de vantagens de forma mais aprofundada agora mesmo!
1. Melhor integração para melhor gestão
A adoção de um relógio de ponto homologado permite a integração de processos relacionados à gestão do pessoal da empresa e também de informações absorvidas de diferentes áreas, ou seja, os relatórios emitidos pela própria ferramenta contribuem com o trabalho de Recursos Humanos.
2. Mais disciplina por parte dos colaboradores
Implementar uma nova tecnologia e regularizar a marcação de horários para que ela seja feita da mesma maneira por todas as equipes amplia a disciplina dos colaboradores e torna o registro de entradas, saídas e intervalos um hábito com o passar do tempo.
Isso é bom tanto para os colaboradores quanto para a empresa e explica como o controle de ponto pode ajudar a controlar os intervalos de funcionários.
Sem contar que um novo processo de onboarding passa a ser exigido a partir do momento da adoção do relógio eletrônico, partindo do pressuposto de que líderes e gestores devem capacitar a equipe para fazer a marcação do ponto corretamente.
3. Níveis de produtividade elevados
Com a disciplina, vem o aumento da produtividade: os funcionários que marcam horários começam a perceber quanto tempo a mais estão passando no trabalho, por exemplo, e decidem, por conta própria, reorganizar a rotina para conseguirem render mais em menos horas.
Esse processo aumenta a produtividade e reduz horas extras que não são necessárias, trazendo mais economia para os gestores também.
4. Menos gastos desnecessários
A redução de horas extras desnecessárias diminui também os gastos tidos pela empresa com o pagamento desse período de trabalho a mais, que pode ser diluído nas horas normais. Outras despesas eliminadas a partir da adoção de ponto eletrônico são aquelas com papéis usados para execução de planilhas ou livros ponto de controle manual – pouco seguros, aliás.
5. Segurança garantida
Com uma tecnologia avançada e homologada, desenvolvida e implementada por marcas reconhecidas no mercado, a segurança dos dados da empresa e dos colaboradores fica garantida.
A empresa tem seus direitos 100% resguardados e os funcionários se sentem igualmente seguros, porque passam a ter a certeza de que o seu tratamento de ponto está sendo feito de acordo com a legislação, além de ter o fechamento de suas folhas de pagamento agilizado no fim do mês.
6. Direitos protegidos
Tanto contratante quanto contratados passam a ter seus direitos trabalhistas assegurados a partir do momento que um registro de ponto certificado por órgãos regulamentadores, como o Inmetro e o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), é instalado e passa a ser utilizado. A relação entre as duas partes se torna ainda mais transparente, você sabia?
7. Relacionamentos mais transparentes
Com os dados dos registros de jornada estando disponíveis sem burocracias para os colaboradores e sendo feitos sem riscos de erros ou fraudes, o relacionamento entre os profissionais e seus líderes e gestores se torna mais transparente.
A troca de informações é mais clara, existe mais abertura para esclarecimento de dúvidas e para solicitações de férias e folgas, por exemplo – algo que, como você já viu, também acaba sendo extremamente facilitado pela inovação.
8. Mais agilidade em todos os processos
Depois de conhecer os benefícios listados acima, você não deve precisar de muitas justificativas adicionais para concordar com a ideia de que o uso de relógio de ponto eletrônico amplia também a agilidade de processos, principalmente aqueles diretamente ligados à gestão de pessoas.
Alguns empreendedores dizem conseguir economizar até 4 dias que seriam despendidos no fechamento de espelho de ponto no fim do mês! Eles são beneficiados, ainda, pela eliminação de problemas que podem decorrer dos cálculos de salário feitos manualmente.
9. Redução de ações trabalhistas movidas na Justiça
Com o relógio de ponto trazendo inovação e agilidade e permitindo a eliminação de muitos riscos e excessos de burocracia, toda e qualquer empresa que opta por adotá-lo tem a garantia da redução de processos trabalhistas.
E, mesmo que ainda existam ações movidas contra elas, o controle tecnológico contribui na hora de reunir provas a serem apresentadas aos juízes.
10. Controle de jornada externa e à distância
Por último, mas não menos importante, os recursos mais recentes disponíveis no mercado e a descoberta de como funciona a gestão de ponto por aplicativo já permitem aos empreendedores implementar um controle preciso de jornada de trabalhadores externos e daqueles que atuam em home office.
O recurso é mais uma facilidade que permite que profissionais com esse regime de trabalho não precisem se deslocar até a sede física da empresa para bater ponto ou mesmo passar horas preenchendo planilhas para registrar suas horas trabalhadas.
É o caso dos funcionários com os quais você conta no cotidiano? Explore as soluções Coalize e descubra por que utilizá-las, fazendo um teste por alguns dias grátis se quiser!
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